
Niterói se prepara para receber o maior campeonato de ondas grandes do Brasil
Itacoatiara Big Wave será realizada na modalidade Tow In, com ondas entre 4 e 6 metros na Praia de Itacoatiara
Entre agosto e setembro, os maiores nomes do surfe de ondas grandes estarão de prontidão para encarar as lendárias ondas de Itacoatiara, em Niterói (RJ), durante a 7ª edição do Itacoatiara Big Wave (IBW). O campeonato internacional, que já integra o calendário oficial do surfe, será realizado exclusivamente na modalidade Tow In, em que os atletas são rebocados por jet-skis até as ondas que podem atingir entre 4 e 6 metros.
O IBW 2025 é uma realização da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apresentação da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Águas de Niterói, além de parceria esportiva com o SESC RJ.
“Niterói tem vocação natural para o esporte, especialmente nas modalidades ligadas ao mar e à natureza. O Itacoatiara Big Wave consolida a cidade como um dos principais palcos do surfe de ondas grandes no Brasil e no mundo. Além de projetar Niterói internacionalmente, o campeonato movimenta a economia, atrai visitantes e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o incentivo à prática esportiva como instrumento de inclusão e qualidade de vida”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.
Para o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, o evento é muito importante em vários sentidos.
“A Águas de Niterói acredita no esporte como ferramenta de conscientização e qualidade de vida. Nosso investimento vai além do patrocínio — é um compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos nossos recursos naturais”, reforça
Nomes de peso confirmados
Na categoria Times Masculinos, já estão confirmadas duplas como:
• Lucas Chumbo e Pedro Scooby (BRA),
• Gabriel Sampaio e Willyam Santana (BRA),
• Rodrigo Koxa e Vitor Faria (BRA),
• Nic Von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA),
• Entre outros atletas do Chile, Itália e Inglaterra.
Na categoria Times Mulher-Homem, as duplas femininas terão atuação sobre a prancha, enquanto os homens pilotam os jet-skis. Estão previstas participações de:
• Michelle des Bouillons e Ian Cosensa (BRA),
• Laura Coviella (ESP) e Willyam Santana (BRA),
• Flor Caram (ARG) e Rafael Tapia (CHI), entre outros.
“O IBW impulsiona a economia local, fortalece o turismo e reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade. Itacoatiara é uma das praias mais bonitas e preservadas do Brasil, e traduz perfeitamente a vocação esportiva da cidade”, afirma Felipe Peixoto, secretário executivo da Prefeitura.
Estrutura reforçada e transmissão ao vivo
O campeonato terá transmissão ao vivo pelo Sport TV e contará com estrutura robusta: containers de apoio à comissão julgadora, área exclusiva para atletas e reforço no número de jet-skis para suporte e segurança.
“Pela primeira vez, teremos as finais transmitidas ao vivo na TV, ampliando a visibilidade do evento e valorizando a cidade, os atletas e a modalidade. A estrutura foi aprimorada, com mais jet-skis, conforto para os competidores e resistência às intempéries”, destaca Alexey Wanick, diretor executivo do Itacoatiara Big Wave.
Julgamento por janela de swell
A janela de espera será entre agosto e setembro, e o evento ocorrerá apenas quando as condições estiverem ideais. O Sinal Amarelo será emitido de 5 a 7 dias antes, indicando a aproximação de um swell favorável. Com a confirmação, o Sinal Verde anunciará oficialmente a data da competição.
Premiação e categorias
Os atletas disputarão em duplas nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem, com premiação total de R$ 96 mil. No Time Masculino, os atletas se revezam entre a prancha e o jet-ski. Já no Time Mulher-Homem, a mulher surfa enquanto o homem pilota.
Histórico da competição
Criado em 2019, o IBW inovou ao incluir a categoria feminina na estreia. A competição evoluiu da remada para o Tow In a partir de 2022, consolidando-se como uma das principais do Brasil. Os atuais campeões são Lucas Chumbo e Pedro Scooby (Time Masculino) e Michaela Fregonese e Nando Fernandes (Time Mulher-Homem).
“Assim como o surfe, o Sesc valoriza o esporte como um estilo de vida que traduz a identidade fluminense. Apoiar o IBW é associar nossa marca a um movimento que une esforço físico, consciência ambiental e cultura”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Júnior, presidente do Sesc RJ.
Parcerias e sustentabilidade
O IBW 2025 conta com apoio da ACIERJ e patrocínio de marcas como Plaza Shopping, Track & Field, Predial Net, Jappa da Quitanda, Puro Suco, Red Bull, Segna Seguros, Tidelli, SGA Toyota e Global Med.
Fotos: Divulgação Tony D’Andrea