Prefeito de Niterói visita obras do Casarão Cauby Peixoto, que será entregue no aniversário da cidade

A cada dia, o primeiro Centro Cultural da Zona Norte se aproxima de ser uma realidade. Localizado no Fonseca, o Casarão Cauby Peixoto está com as obras avançando a todo vapor. Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou o espaço para acompanhar o andamento da reforma, que está prevista para ser entregue em novembro no aniversário da cidade. Com um investimento total de R$ 16,8 milhões, a obra engloba a recuperação do casarão histórico, a construção de um teatro e novos espaços multiuso.

“Quero compartilhar com vocês a minha enorme alegria de ver o Casarão Cauby Peixoto, que por tanto tempo esteve abandonado e esquecido, sendo finalmente recuperado e restaurado. Aqui, estamos construindo um teatro com 240 lugares, que será o primeiro Centro Cultural da Zona Norte de Niterói. Convido vocês para a inauguração, que será no mês de novembro. O espaço está simplesmente lindo. Estamos revitalizando toda essa região e, no segundo semestre, também teremos a nova Alameda, que vai valorizar ainda mais o bairro do Fonseca, melhorar a fluidez do trânsito e trazer benefícios para as famílias da região”, destacou Rodrigo Neves.

Realizada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), a reforma já se encaminha para a fase final. O casarão já conta com todo o piso e luminárias internas instalados, além da sacada de madeira concluída. Os pisos de madeira estão em fase de preparação para lixamento e calafetação, assim como a finalização das esquadrias. Atualmente, as equipes trabalham na restauração dos pisos de lajota de barro. 

Outro destaque da obra são os novos recursos de acessibilidade na casa principal: as equipes já iniciaram a instalação do elevador panorâmico e a rampa de acessibilidade já está concluída.

“Aqui, na Zona Norte, vamos ter um grande presente para a cidade, graças ao trabalho do prefeito Rodrigo Neves. Ele está entregando um Centro Cultural multiuso, que vai abrigar a produção cultural local, além do primeiro teatro público da história da Zona Norte. Esse restauro e essa recuperação do Centro Cultural Cauby Peixoto, tão importante para nossa história, são um grande símbolo. O prefeito também fez questão de homenagear o grande intérprete, que morou por um bom tempo aqui no bairro do Fonseca, na rua São João Águia”, reforçou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano. 

O novo Centro Cultural da Zona Norte contará ainda com biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, espaços para coworking, salas multiuso e um anexo com um teatro para cerca de 240 pessoas, com acessibilidade garantida e plataformas elevatórias.

Na área destinada à cafeteria, o novo telhado, as alvenarias e as instalações da cozinha já foram executados. As esquadrias de alumínio estão em produção. A sala de depósito e a bilheteria estão em fase de revestimento. No anexo principal, que inclui o teatro, estão sendo finalizados o emboço, a rampa, a passarela e as escadas de acesso. O anexo com camarins e banheiros está na fase de acabamento, com as instalações hidrossanitárias e elétricas concluídas.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support