Prefeitura de Niterói realiza projeto “Bota Fora” nas comunidades da Ciclovia e do Jacaré

A Prefeitura de Niterói realizou mais uma edição do projeto “Bota Fora” nas comunidades da Ciclovia e do Jacaré. A iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) tem como objetivo facilitar o descarte correto de resíduos volumosos, como móveis, eletrodomésticos, colchões e pneus, promovendo mais limpeza e organização nos bairros. Desde o início do projeto, em 2022, cerca de 27,5 toneladas já foram recolhidas em diversos locais. Esta foi a 21ª edição do projeto.

Desta vez, houve o recolhimento de cerca de 1,6 tonelada de materiais descartados de forma adequada, evitando o acúmulo nas ruas e a poluição de áreas públicas. A ação, que acontece mensalmente, não contempla resíduos orgânicos, entulho de obras ou produtos químicos.

O comerciante Vitor da Silva Anchieta, que trabalha no Jacaré, destacou a importância do projeto. Agora tem dia certo, toda última quarta-feira do mês. Os moradores já sabem, e ficou excelente. Eu diria essencial.”

Moradora do bairro há três anos, Joseane dos Santos também aprovou a iniciativa. “Divulgamos nos grupos das redes sociais e pedimos que todos participem, porque se tornou fundamental.”

O projeto, que começou de forma experimental no Jacaré em 2022, passou a ser realizado de forma regular em 2024 e já foi ampliado para atender também às comunidades da Ciclovia e do Engenho do Mato.

Segundo o presidente da Clin, Acílio Borges, o “Bota Fora” vai além da limpeza. “Essas ações incentivam práticas sustentáveis e ajudam a prevenir problemas como o entupimento de bueiros, principalmente no período de chuvas.”

A expectativa é de que o programa continue crescendo, alcançando mais bairros e fortalecendo a consciência ambiental em toda a cidade.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support