Rio e Niterói apresentam candidatura para sede do Pan 2031 na Assembleia da Panam Sports, em Assunção

A candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para sede dos Jogos Pan-americanos de 2031 foi apresentada pela primeira vez aos eleitores que definirão o local da competição continental daqui a seis anos. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 8, em Assunção, no Paraguai, durante a 63ª Assembleia da Panam Sports, entidade que reúne os 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas.

A delegação da candidatura Rio-Niterói 2031 foi liderada pelo Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelos Prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, ao lado de sua vice, a medalhista olímpica de vela Isabel Swan. Além deles, a Secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, ex-atleta de basquete, a Vice-Presidente do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno, Yane Marques, e o diretor-geral do COB, Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia. Medalhista olímpico de vôlei e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, e outros dois atletas que fizeram história em Jogos Pan-americanos, Hortência Marcari, ouro no basquete em Havana 1991, e o ex-nadador Thiago Pereira, maior medalhista da história da competição, com 23 pódios, também se uniram ao grupo. Assim como o Diretor do Comitê de Candidatura do Pan Rio-Niterói 2031, Agberto Guimarães, medalhista pan-americano no atletismo.

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, falou dos benefícios que o Pan em 2031 poderá trazer para a cidade.

“Reiteramos as garantias concedidas pela Prefeitura de Niterói para, junto com o Rio de Janeiro, realizar Jogos Pan-Americanos memoráveis em 2031, com um forte legado esportivo para as Américas. Niterói e Rio estão unidas por esse mesmo propósito”, disse o prefeito de Niterói, que ainda destacou que Niterói é a cidade com mais medalhas olímpicas no Brasil e acredita no esporte como forma de transformação social e na integração das Américas como chave para o desenvolvimento esportivo.

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, detalhou a infraestrutura esportiva de ponta e os serviços de excelência que serão oferecidos aos atletas durante o Pan de 2031 no Rio e em Niterói nas cinco regiões dos Jogos.

“Como alguém que viveu essa experiência como atleta, é uma honra integrar um projeto que coloca o esporte e os atletas no centro dos Jogos. Com a maior parte das instalações já prontas, poderemos focar no que mais importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto nível”, destacou Isabel Swan, medalha de bronze na vela nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

O Presidente do COB ressaltou que os Jogos Pan-americanos de 2031 terão o compromisso de acelerar o desenvolvimento coletivo do esporte pan-americano.

“Rio de Janeiro e Niterói estão prontas para receber novamente as Américas. Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031. Nossa candidatura é um chamado à transformação esportiva de todo o continente. Queremos intensificar o intercâmbio entre todos os 41 Comitês Olímpicos Nacionais como caminho estratégico para acelerar o desenvolvimento do esporte brasileiro e de toda a região. disse Marco La Porta. Isso se dará por meio de seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes. “Este é um legado verdadeiro para as Américas, e que queremos iniciar agora”, completou La Porta.

Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, reforçou os aspectos de infraestrutura existente, como ampla rede hoteleira. Destacou o uso racional dos recursos, incluindo a utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção da Vila Pan-americana, na Zona Portuária. Ele destacou ainda a ampliação do projeto Time Rio e da rede de centros de treinamento para iniciação esportiva.
“Organizar grandes eventos que encantam o mundo está no nosso DNA. Mas junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, há planejamento sólido e responsabilidade na gestão desse projeto “, enfatizou Paes.

A cidade de Assunção também concorre à sede dos Jogos Pan-americanos de 2031 e realizou sua apresentação nesta sexta-feira.

A escolha da cidade que sediará o Pan de 2031 acontecerá em nova assembleia da Panam Sports, em outubro, em Santiago, no Chile.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support