Prefeitura de Niterói realiza torneio gamer em oito comunidades de Niterói

Niterói se prepara para viver novamente a emoção das competições do PUD Games, que chega à sua 2ª edição – Comunidades – com mais imersão, diversidade e inclusão social. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia e das Plataformas Urbanas Digitais (PUDs), a grande novidade desta edição é o Torneio de EA SPORTS FC 25 — um circuito classificatório especial de jogos digitais de futebol — que, entre os dias 16 e 29 de agosto de 2025, reunirá 256 jogadores de oito territórios de Niterói: Engenhoca, Viradouro, Beltrão, Caramujo, Morro do Estado, Morro do Palácio, Preventório e Piratininga.

“O PUD Games é muito mais do que um torneio de eSports, é uma ferramenta de inclusão, formação e transformação social. Ao levarmos a competição para oito territórios de Niterói, reforçamos nosso compromisso de democratizar o acesso à tecnologia e criar oportunidades para jovens talentos, estimulando a diversidade e o protagonismo de meninas e mulheres no universo dos games. Queremos que cada participante se sinta parte de um movimento que conecta comunidade e inovação”, destaca Juliana Benício, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói.

Cada seletiva contará com 32 jogadores, com prioridade para a participação feminina, totalizando 256 beneficiários diretos. Os quatro primeiros colocados de cada território disputarão as finais no evento PUD Games 2ª Edição – Comunidades, previsto para ocorrer na Cúpula do Caminho Niemeyer, nos dias 6 e 7 de setembro.

Inclusão sociodigital – Mais que entretenimento, o evento tem um forte compromisso social: ampliar a inclusão sociodigital de jovens em situação de vulnerabilidade e oferecer oportunidades de acesso a experiências imersivas, conteúdos inovadores e interação com ferramentas tecnológicas, estimulando o contato com tendências emergentes.

O evento oferece uma experiência interativa, imersiva e educativa, reunindo atividades como torneios de games da atualidade, demonstração de jogos independentes (indie games), espaços arcade, concursos de cosplay, oficinas, palestras e ativações ligadas à cultura geek e digital.

O evento também reforça o protagonismo de meninas, mulheres e pessoas neurodivergentes no ecossistema dos games e da cultura digital, oferecendo ações voltadas à acessibilidade, como a Sala do Silêncio — ambiente de acolhimento sensorial — além de propostas de formação e capacitação digital, democratizando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Foto: Bruno Eduardo Alves 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support