Lucas Chumbo e Pedro Scooby vencem o Itacoatiara Big Wave 2025

As ondas estavam perfeitas na Praia de Itacoatiara neste domingo (17), chegando a três metros e com muita potência: cenário ideal para a prática do surfe de ondas grandes. O Itacoatiara Big Wave 2025 (IBW) foi disputado nestas condições e teve a dupla Lucas Chumbo e Pedro Scooby como campeã na categoria Time Masculino. No Time Mulher-Homem, Michelle de Bouillons e Ian Cosenza levaram o primeiro lugar. A competição é disputada na modalidade tow in, quando o surfista é rebocado até a onda por motos aquáticas.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, compareceu ao IBW 2025 e destacou a importância do evento.

“É fundamental que, além de investirmos em saúde, educação e segurança, dediquemos atenção ao lazer e ao entretenimento, pois estes aspectos impulsionam o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Niterói tem vocação para os esportes náuticos. Aqui em Itacoatiara, a gente começou em 2019 com o campeonato Big Wave. Niterói é uma cidade única. Niterói é inspiradora”, afirmou Rodrigo Neves.

Ao receber o prêmio, Lucas Chumbo exaltou a 7ª edição do IBW e a parceria da dupla bicampeã. “Esse ano foi emocionante. O Scooby estava com dor. A gente sabia que ele tinha que performar o máximo possível ao meu lado. Ele deu o sangue ali e deu certo”, disse Lucas Chumbo.

Pedro Scooby também vibrou com a conquista e declarou ter pensado em abandonar a disputa. “Foi emocionante. Pensei em abandonar a competição. Quando entrei na água, olhei para o Chumbo e disse que ia dar o máximo”, lembrou o surfista.

Duplas mistas – Michelle de Bouillons, vencedora nas duplas mistas, destacou a parceria com Ian Cosenza e a ajuda da mãe, fundamental na sua evolução profissional. “Vencer é sempre muito especial. Agradeço ao Ian Cosenza, que escolheu as melhores ondas do campeonato, e também à minha mãe, minha estrelinha da sorte”, afirmou a atleta.

Ian Cosenza, que pilotou a moto aquática, revelou sua relação especial com Niterói. “Itacoatiara é um lugar muito especial para mim. Foi o local onde fiz a minha primeira final como profissional de surf de remada. É uma onda que me identifico muito”, reforçou Cosenza.

O Itacoatiara Big Wave é organizado pela Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Águas de Niterói e do SESC-RJ.

Esta foi a sétima edição ininterrupta do Itacoatiara Big Wave, que já é reconhecido como uma das principais provas do surfe de ondas grandes do Brasil. Em 2019, o campeonato foi o primeiro do Brasil a incluir a categoria feminina numa competição de ondas grandes.

“O Itacoatiara Big Wave projeta Niterói para o mundo, fortalece nossa economia, impulsiona o turismo e reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade. Itacoatiara é a nossa Nazaré brasileira e, além de sediar um dos maiores eventos de surfe em ondas gigantes, inspira a nova geração de jovens atletas que têm a oportunidade de conviver de perto com seus ídolos no quintal de casa”, disse o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto. 

“Itacoatiara é o berço do surfe de ondas grandes no Brasil. Trouxemos o formato de Nazaré e agora as praias niteroienses são as que mais competições têm em relação a ondas grandes e outras modalidades, como a vela e a canoagem. O Big Wave é uma festa para o esporte de Niterói”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

Foto: Tony D´Andrea

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support