Prefeito e Ministro da Fazenda anunciam financiamento para o primeiro VLT de Niterói

Niterói deu um passo decisivo rumo à modernização do transporte público: a primeira malha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade, aprovada no Novo PAC Seleções do Governo Federal, terá financiamento garantido, trazendo perspectiva de mais eficiência, qualidade de vida e mobilidade sustentável para os bairros do Barreto, Engenhoca, Santana, São Lourenço e Centro. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (27), em Brasília, para consolidar a parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal que viabilizará o início das obras do VLT na cidade.

“O ministro acabou de assinar a autorização do financiamento do VLT de Niterói, que foi aprovado no PAC. Esse projeto vai tornar a mobilidade mais sustentável, com menos trânsito e mais qualidade de vida para o cidadão de Niterói”, destacou Rodrigo Neves.

O projeto prevê uma linha de cerca de 5 quilômetros, ligando o Barreto ao Centro, com dez estações, contemplando os bairros do Barreto, Engenhoca, Santana, São Lourenço e Centro. O financiamento federal garante R$ 450 milhões para o projeto. A iniciativa promete transformar o transporte urbano local.

“Vai trazer muita tranquilidade para os trabalhadores e oferecer um transporte de primeiro mundo, com qualidade, dignidade e segurança”, ressaltou Haddad.

A rede começou a ser estudada e planejada na gestão anterior do Prefeito e, com a aprovação do financiamento federal, Niterói se consagra na vanguarda da realização de projetos de mobilidade urbana sustentável no Brasil. A implantação do VLT permitirá reestruturação urbana, novos trajetos para pedestres e a redução do tráfego de veículos, promovendo mais eficiência e qualidade de vida na região.

“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. A idéia é que moradores de outras cidades como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também utilizem o VLT para chegar ao Centro de Niterói. Estamos muito felizes com essa conquista”, concluiu o prefeito Rodrigo Neves.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support