Aplicativo idealizado no Morro da Penha e desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Niterói é um marco em inovação social

Comunidade App oferece diversos serviços e será ampliado para outras regiões da cidade

Uma plataforma disruptiva que une tecnologia e participação social para fortalecer a gestão comunitária em Niterói foi apresentada nesta quarta-feira (10), no Caminho Niemeyer, em cerimônia que reuniu representantes do poder público municipal, lideranças comunitárias, empreendedores e professores da UFF. O aplicativo Comunidade App reúne serviços que facilitam a vida do morador e fortalecem a gestão comunitária. Com a ferramenta, os usuários podem emitir comprovante de residência digital com assinatura oficial do presidente da associação, reservar espaços como salão de festas e campo de futebol, além de acessar relatórios que permitem uma melhor compreensão da realidade da comunidade — como perfil de renda, infraestrutura, saneamento e iluminação pública.

O Comunidade App, idealizado pelo presidente da Associação de Moradores do Morro da Penha, Adriano Felício, já está em funcionamento na comunidade e agora será ampliado para outras regiões da cidade, com o apoio da Prefeitura. O plano de expansão prevê que, até o primeiro semestre de 2026, cerca de 70% das comunidades de Niterói já estejam utilizando o sistema, alcançando 100% até o fim do ano que vem.

A assinatura da carta de intenção para levar o aplicativo a outras regiões foi feita pelo secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro.

“Vocês vão ver o quanto é importante a adesão de cada morador a essa plataforma. É um facilitador para a própria gestão pública, que vai identificar de maneira mais técnica as necessidades de cada região. Depois de conhecer a proposta, eu assumi o compromisso de ampliar e expandir esse equipamento para todas as nossas comunidades”, afirmou Octávio Ribeiro.

O aplicativo começou a ser idealizado em 2016 e ganhou visibilidade com a participação em eventos como a Expo Favela e o programa Acelera Niterói, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) da Prefeitura de Niterói, onde foi selecionado entre os 22 projetos premiados.

“O Comunidade App nasceu do desejo de cuidar da minha comunidade. Ele permite que o morador resolva suas demandas sem burocracia e dá às associações uma ferramenta de gestão inédita, que aproxima a população e fortalece a organização social. Esse lançamento marca o início de um movimento para transformar a forma como as comunidades de Niterói se organizam e se conectam”, disse Adriano Felício.

Para a secretária da SMICT, Juliana Benício, esse projeto representa uma convergência de forças ao unir várias secretarias, a UFF e lideranças comunitárias.

“O Comunidade App se destaca por ser uma solução originada e voltada para a comunidade. Criar algo novo exige muito mais esforço do que copiar algo que já existe, por isso, empresas inovadoras precisam de apoio para se desenvolver, como o Programa Acelera”, enfatizou.

O Comunidade App também conta com o apoio do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados e das secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF) e Mobilidade e Infraestrutura (SEMOB), além da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FAMNIT

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support