Evento Cultura Surda 2025 leva programação gratuita, acessível e bilíngue a Niterói

A inclusão vai dar o tom do fim de semana no Campo de São Bento, em Icaraí. Neste domingo (28), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, promove o Cultura Surda 2025, evento gratuito e bilíngue ― em português e Libras ― que reúne atividades literárias, artísticas e pedagógicas. A iniciativa reforça a importância da acessibilidade e do ativismo pela eliminação de barreiras comunicacionais.

Segundo a secretária das Culturas, Julia Pacheco, o Cultura Surda 2025 mostra que inclusão e acessibilidade são direitos da população.

“Ao promover uma programação bilíngue e gratuita, reafirmamos o compromisso da Secretaria Municipal das Culturas em garantir que todas as pessoas tenham pleno acesso à produção, circulação e fruição cultural. A cultura é um direito fundamental e deve ser vivida sem barreiras por toda a população, especialmente pela comunidade surda, que tem papel ativo e protagonista na construção da vida cultural da cidade”, afirma.

A programação começa às 10h, com contação de histórias e o lançamento do livro A luva mágica, de João Paulo Silva. A obra narra a trajetória de Dony, um jovem guia de turismo que cria uma luva mágica para aprender Libras e incluir turistas surdos em seus passeios. Após a atividade, haverá o lançamento oficial e sorteio de exemplares para as crianças presentes.

Na sequência, às 11h, o público poderá acompanhar as Poesias Surdas, com os artistas Bruno Ramos, Ricardo Boaretto de Siqueira, Marcelo William da Silva e Paulo Sérgio da Silva Andrade. As produções unem a expressividade poética à língua de sinais.

Encerrando a programação principal, das 12h às 13h, a professora, pesquisadora e artista surda Flávia Oliver, mestre em Dança pela UFRJ, ministra a oficina Dança Contemporânea Inclusiva. A proposta é valorizar a liberdade de movimento e a singularidade de cada corpo, incentivando a dança como linguagem acessível e transformadora.

Além das atrações culturais, o evento contará com a Feira de Artesanato Surdo, que valoriza a produção artística da comunidade, e a Tenda de Sensibilização a Libras, coordenada por Cristiane Alves Sant’Anna, com atividades lúdicas voltadas ao ensino da Língua Brasileira de Sinais para crianças.

Mais do que um encontro cultural, o Cultura Surda 2025 é também um ato de ativismo, que busca promover a autoestima e o orgulho da comunidade surda, além de sensibilizar a sociedade para a valorização dessa cultura. A iniciativa reafirma a importância de eliminar barreiras comunicacionais e de garantir protagonismo aos fazedores de cultura surdos, mostrando que inclusão e acessibilidade são pilares da transformação social.

O evento conta com apoio da Universidade Federal Fluminense, por meio da Comissão UFF Acessível, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support