Seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas” debate desafios da saúde mental

Rotina em ritmo acelerado, sobrecarga de trabalho e estudo, dependência digital, insegurança e pressões das mais variadas formas são alguns dos fatores que levam ao estresse na sociedade contemporânea. Para discutir a saúde mental de crianças, jovens e adultos, a Prefeitura de Niterói promove, nesta segunda-feira (29), o seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas”, organizado pelo Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Acessibilidade. O evento, com entrada franca, será realizado no Theatro Municipal de Niterói, no Centro, a partir das 9h.

Inspirado na campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção ao suicídio e a preservação da vida, o seminário tem como objetivo debater e produzir conhecimento sobre os desafios da saúde mental nos dias atuais. A proposta é estimular a ação concreta e solidária para a proteção da vida, alinhando-se à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Fernanda Sixel Neves, primeira-dama do município e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, explica que o evento será um espaço de escuta, reflexão e conscientização para todos. O público-alvo inclui profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, segurança viária e pública, gestores públicos, lideranças comunitárias, juventudes, cuidadores, conselhos de direitos, estudantes universitários, ONGs e coletivos.

“O seminário ‘Agir, proteger e cuidar de vidas’ nasce do compromisso de Niterói, em parceria com o setor privado, com o que é mais sagrado: a vida. Olhar com atenção para a saúde mental, para além do bem-estar físico, revela a preocupação de uma cidade que cuida das pessoas”, destaca Fernanda. “Mais do que um evento, é um pacto coletivo pela valorização da vida, pela conscientização da importância do acolhimento e do fortalecimento de políticas públicas que façam da nossa cidade um lugar cada vez mais humano, justo e acolhedor”, acrescenta.

Além da prevenção da perda voluntária da vida, que é o foco da campanha Setembro Amarelo, o seminário aborda temas urgentes no mundo atual. Entre eles, o impacto da cultura do ódio nas redes sociais, o adoecimento mental em ambientes de trabalho e urbanos, os efeitos de diversas formas de discriminação, a relação entre mobilidade urbana, segurança viária e saúde mental, o papel da tecnologia no desenvolvimento infantil e a importância da prevenção e dos cuidados no ambiente escolar.

O seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas” tem patrocínio da EcoviasPonte e parcerias com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a consultoria NeuroConecte e a concessionária SGA Toyota.

Confira a programação completa:

9h — Credenciamento.9h30 — Apresentação dos alunos do Programa Aprendiz Musical.

10h — Mesa de abertura.

10h30 — Mesa 1 | Conferência magna: Agir, proteger e cuidar de vidas

Com Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga especializada em suicídio e luto.

11h30 — Mesa 2 | Trânsito e saúde mental: territórios do trânsito

Análise sobre a relação entre estresse urbano, estados emocionais e comportamentos no trânsito. Ponte Rio-Niterói: marco simbólico da engenharia e palco de situações críticas, com proposição de ações integradas que unam segurança viária, acolhimento e prevenção.

Com Thatiana Michelsem Monteiro de Barros, psicóloga clínica com especialização em cuidados paliativos e luto; Sandro Mattos, gerente de operações da EcoviasPonte; e Agnaldo Rodrigues da Silva, instrutor de abordagem técnica à tentativa de suicídio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Mediação: Priscilla Lundstedt Rocha, educadora de trânsito e especialista em Gestão, Educação, Segurança no Trânsito e Infâncias.

14h — Mesa 3 | Prevenção, inclusão, uso de telas e promoção da saúde mental nas infâncias: o papel da escola e da família

Debate sobre a importância das famílias e da escola como espaço estratégico para promover a saúde mental e a inclusão das crianças, atuando não apenas no ensino acadêmico, mas também na formação emocional, social e cognitiva. Serão discutidos fatores de risco que impactam o bem-estar infantil e o efeito do uso excessivo de telas no desenvolvimento emocional e cognitivo, isolamento social e dependência digital.

Com Alcione Marques, psicopedagoga clínica e escolar com aprimoramento em reabilitação cognitiva e pós-graduação em Neurociência do Comportamento; e Eduardo Lopes, psicólogo clínico, psicodramatista e professor de psicodrama.

Mediação: Fernanda Sixel Neves, pedagoga, primeira-dama de Niterói e diretora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados da Prefeitura.

Serviço:

Seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas”

Data: 29 de setembro (segunda-feira)

Horário: a partir das 9h

Local: Theatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35, Centro).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support