Praça Getúlio Vargas será revitalizada e terá vista aberta para a Baía de Guanabara

Prefeitura de Niterói avança em projeto de integração de espaços de lazer e cultura

 Uma praça integrada aos espaços urbanos, sem grades e com vista para a Baía de Guanabara. Esse é o projeto de completa revitalização da Praça Getúlio Vargas, na Praia de Icaraí. O local terá atividades de lazer e cultura para toda a família, com acessibilidade e segurança. A obra tem previsão de início ainda este ano. O projeto está na fase de contratação da obra para transformação do espaço.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que o projeto vai promover uma maior qualidade na praça e integrá-la com o projeto do novo Cinema Icaraí e a beleza da enseada do bairro.

“Estamos promovendo uma transformação que vai muito além da reforma de um espaço público. A nova Praça Getúlio Vargas será um símbolo de qualidade urbana, conectando a cidade e as pessoas em um ambiente mais acessível, agradável, seguro e convidativo. Esse projeto reafirma o nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, ampliando áreas de convivência e lazer e fortalecendo os laços comunitários em um dos espaços mais emblemáticos de Niterói. Vai valorizar mais a região e o bairro”, reforçou o prefeito.

O projeto inclui cerca de 5.500 metros quadrados, englobando a praça, um trecho da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí – entre a Rua Álvares de Azevedo e Miguel de Frias) e a calçada junto aos prédios.

“O projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas foi desenvolvido pelo escritório Burle Marx, referência em paisagismo, e prevê a integração de mais de 5 mil metros quadrados ao cenário urbano, preservando as grandes árvores e revitalizando os jardins. Além disso, a praça terá nivelamento para garantir acessibilidade, integração direta com o novo Cinema Icaraí e sistema moderno de monitoramento e segurança pública. Essa obra vai unir o patrimônio histórico e cultural da cidade a um espaço público contemporâneo e seguro”, contou o secretário de Mobilidade, Renato Barandier.

A nova Praça Getúlio Vargas será um espaço aberto com vista privilegiada de pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. A reforma prevê a reformulação completa do paisagismo (mantendo as grandes árvores), retirada das grades, monitoramento, nivelamento dos espaços com melhoria da acessibilidade, espaço pet, brinquedos adaptados, academia ao ar livre e espaço para feirinhas. A previsão é inaugurar a praça com o novo Cinema Icaraí no ano que vem, integrando os eventos de lazer e cultura.

Cinema Icaraí

As obras de restauração do Cinema Icaraí seguem a todo vapor. O projeto, com previsão de entrega para 2026, vai expandir a estrutura original do cinema com a revitalização da Praça Getúlio Vargas. Neste momento, as equipes da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) trabalham na raspagem da fachada e em demolições de estruturas internas do prédio que vai abrir caminho para a construção dos novos espaços previstos no projeto. O serviço de escaneamento das paredes e vigas já foi concluído, a fim de garantir a integridade estrutural do imóvel e apoiar os cálculos para reforço da nova estrutura. Entre outras etapas, também estão sendo preparados os locais onde os elevadores e escadas rolantes serão instaladas para permitir a acessibilidade em todo o complexo.

A reforma engloba a preservação da fachada e do saguão original, com bilheteria, bomboniere e escadarias restauradas. A requalificação do espaço tem orçamento de R$ 45,7 milhões. O local será rebatizado de Cine Concerto Sérgio Mendes. A nova configuração terá capacidade para 299 pessoas no salão principal, além de camarins, restaurantes, três salas de cinema, sala para apresentação de orquestras, bar bistrô e restaurante com vista para o mar. Elementos de sustentabilidade, como placas fotovoltaicas e sistemas de captação de água da chuva, também serão incorporados.

Vista para o mar

Seguindo o mesmo conceito, a Prefeitura de Niterói também está reformulando a Orla da Boa Viagem. Com a implantação da nova ciclofaixa na orla da Av. Milton Tavares de Souza, o bairro terá uma vista mais ampla da cidade vizinha.

A nova estrutura vai conectar a ciclovia da Rua Coronel Tamarindo às faixas cicláveis das avenidas Almirante Benjamin Sodré e Engenheiro Martins Romeo, no entorno do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O projeto prevê a transferência do estacionamento para o lado oposto da via, mantendo o número atual de vagas e eliminando a barreira visual dos carros parados junto à orla, ampliando a vista para o mar e para o MAC.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support