Niterói vai sediar Congresso Anual da SBPC em 2026

 A cidade de Niterói foi confirmada como sede do Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, ao lado da presidente da SBPC, Francilene Garcia, e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Nóbrega, durante reunião nesta quinta-feira (02), no gabinete do chefe do Executivo. Com o tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, o congresso será realizado em julho de 2026 e promete impulsionar ainda mais a relação entre ciência e sociedade.

O evento, um dos mais importantes da comunidade científica nacional, deve atrair mais de 50 mil pesquisadores, estudantes e entusiastas da ciência de todo o Brasil. A cidade de Niterói tem hoje cerca de 70 mil estudantes no ensino superior e a Prefeitura lançou o maior programa municipal de aluguel universitário do país, uma política inédita que reforça o compromisso com a permanência estudantil e com o futuro da juventude.

“Será uma grande festa de ciência e cultura. Um marco histórico para Niterói, que reforça sua vocação como cidade do conhecimento e da inovação. Temos inúmeras parcerias com a universidade e o evento consolidará ainda mais Niterói como um grande parque tecnológico e de pesquisas”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

A presidente da SBPC, Francilene Garcia, celebrou a escolha da cidade:

“Vai ser excelente, não só para o estado do Rio de Janeiro, mas especialmente para Niterói e cidades do entorno. Convidamos toda a comunidade científica e a população em geral para essa grande celebração”.

O reitor da UFF, Antonio Claudio, destacou o impacto positivo do congresso.

“É um evento que movimenta a cidade, fomenta o debate sobre ciência e inclusão e reforça o papel das universidades no desenvolvimento social e econômico”.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support