
Comissão de avaliação do PAN 2031 encerra visitas técnicas às instalações do Rio e Niterói
A Comissão de Avaliação da Panam Sports, entidade máxima do esporte olímpico nas Américas, encerrou nesta sexta-feira (3), em Niterói, as visitas técnicas às instalações da candidatura conjunta com o Rio de Janeiro para sediar os Jogos Pan-americanos de 2031. Ao lado do prefeito Rodrigo Neves e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Marco La Porta, os cinco integrantes da comissão liderada pelo presidente da Panam, Neven Ilic, percorreram os locais sugeridos para as competições na cidade.
A visita começou pelo Caminho Niemeyer, no Centro, que poderá abrigar provas de levantamento de peso, patinação artística, skate, escalada esportiva, squash e a largada da maratona. Na sequência, a comissão visitou a Arena da Concha Acústica, que está em fase final de construção e poderá ser palco do tiro com arco, luta livre, luta greco-romana e caratê, entre outras modalidades.
Na coletiva de imprensa, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), principal cartão postal da cidade, o prefeito de Niterói demonstrou otimismo com a escolha do Rio e Niterói, no próximo dia 10, em Santiago, no Chile. A candidatura conjunta concorre com a capital do Paraguai, Assunção.
“Tivemos três dias de trabalho e estamos muito animados porque o Brasil tem um projeto coletivo dos atletas, do Comitê Olímpico Brasileiro e que conta com forte apoio das prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro, além, evidentemente, do governo do Estado do Rio e do Governo Federal. Temos praticamente toda a infraestrutura esportiva pronta. Por isso, a nossa prioridade será um investimento ainda maior nos atletas para os próximos seis anos e alguns investimentos em infraestrutura de mobilidade. Estamos muito felizes de receber, em Niterói, a comissão da Panam Sports e tenho certeza que a gente sai dessa missão com um passo adiante para que esses jogos sejam os melhores pan-americanos na história, com a acolhida do povo brasileiro”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, reforçou que foi uma alegria ter a equipe da Panam Sports por três dias.
“Essa candidatura dos Jogos Pan-americanos Rio e Niterói só é possível por conta do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos Jogos Pan-americanos de 2007. Receber esses jogos será muito importante. Fazer essa visita nos últimos dias com a comissão é poder mostrar o legado vivo que os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos de 2016 deixaram. Temos uma infraestrutura pronta com duas cidades conscientes da importância desses jogos. O Pan de 2031 vai unir as Américas. São jogos que olham para os atletas, para a cooperação esportiva e para o fortalecimento dos Comitês Olímpicos Internacionais. O presidente Lula e o governador Claudio Castro têm reiterado o apoio. Essa missão reforça as qualidades desse projeto”, disse Eduardo Cavaliere.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, ressaltou a sintonia com Rio e Niterói.
“Tenho certeza que todos que estiveram aqui presentes perceberam a sinergia, a sintonia que há entre as duas cidades e o Comitê Olímpico Brasileiro. A gente está muito confiante. Vai ser um impacto nas Américas. É isso que o Brasil pretende, é isso que Rio e Niterói, duas cidades irmãs, vão entregar com certeza em 2031”, disse Marco La Porta.
O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, elogiou o que viu em Niterói e no Rio.
“Uma das coisas que quero destacar é o legado que deixaram, tanto nos Jogos Panamericanos de 2007 quanto na Olimpíada de 2016, no Rio. Estamos muito impressionados com a forma como as autoridades têm mantido esses equipamentos e como eles têm sido usados e reutilizados para diferentes finalidades em benefício da população. Estamos muito felizes. Não posso entregar mais detalhes, mas acho que é fácil dizer que o marco que vimos, tanto no Rio como em Niterói, é fantástico para um evento tão importante como os Jogos Pan-americanos”, afirmou o presidente da Panam Sports.