
Alunos de escolas públicas de Niterói participam de cineconcertos na Sala Nelson Pereira dos Santos
Mais de 200 crianças da Rede Municipal de Educação de Niterói viveram uma experiência especial no cinema nesta sexta-feira (03). Elas participaram do projeto “Tô no Cineminha”, que apresenta cineconcertos internacionais inéditos no Brasil para crianças e bebês de 18 meses a 6 anos, combinando exibição de curtas-metragens sem diálogos com trilha sonora ao vivo. As sessões aconteceram na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural.
Várias unidades da rede participaram da atividade. As crianças chegaram nos novos ônibus da Educação de Niterói, que foram especialmente plotados para transportar alunos e profissionais para as aulas-passeio e atividades. Pela manhã, estiveram presentes as turmas da UMEI Denise Mendes Cardia e da Creche Comunitária Geraldo Cavalcante de Albuquerque, que assistiram ao cineconcerto “De Cabeça para Baixo!”.
No turno da tarde, foi a vez dos pequenos da UMEI Rosalda Paim, UMEI Maria Vitória Ayres Neves, UMEI Irio Molinari e da Creche Comunitária Betânia, que participaram do cineconcerto “No Coração do Oceano”, que conta com a participação especial de Flávia Melo, flautista e professora de música, trazendo um toque de brasilidade a este espetáculo de contornos universais.
“A experiência que nossas crianças viveram hoje mostra a importância de levarmos a arte e a cultura para além da sala de aula. O contato com o cinema e a música ao vivo, de forma lúdica e acessível, desperta encantamento, amplia horizontes e contribui para a formação integral dos nossos estudantes desde a primeira infância”, destacou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.
A pequena Raissa, da UMEI Irio Molinari, gostou da experiência. “Gostei muito da parte do barquinho”, disse. Já Clarissa disse que gosta muito de ir ao cinema. “Gosto muito, e adorei o filme, principalmente a parte que a menina dá um tchau para o barquinho”, finalizou. A baleia chamou a atenção do Kelvin. “Adorei a baleia, porque ela é fofinha”.
O projeto oferece uma vivência cultural única e acessível para bebês e crianças pequenas, estimulando o contato com a arte desde cedo e despertando a imaginação, o aprendizado e o encantamento fora da sala de aula.
A iniciativa é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, reafirmando o compromisso de ampliar o acesso das crianças à cultura e experiências artísticas de qualidade.
Foto: Léo Fonseca