Nittrans realiza evento em celebração ao Outubro Rosa

Encontro teve palestras e atividades de autocuidado para as mulheres

A Nittrans promoveu, nesta quarta-feira (29), o evento Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. As mulheres da área administrativa e operadoras de trânsito da autarquia tiveram a oportunidade de participar de palestras e atividades de autocuidado, reforçando a importância de olhar para si com mais carinho, fazendo com que tudo seja voltado para a própria saúde e bem-estar.

“O Outubro Rosa é um momento de reflexão e cuidado, mas também de união. Aqui na Nittrans, fazemos questão de valorizar e acolher as mulheres que todos os dias ajudam a construir uma cidade mais resiliente e humana. A prevenção e o autocuidado precisam ser temas constantes, não apenas neste mês, mas em todas as nossas ações e na forma como nos relacionamos no dia a dia. Cuidar das nossas funcionárias também é nossa missão. Outubro Rosa reforça essa importância”, afirmou o presidente da Nittrans, Nelson Godá.

A primeira palestra foi ministrada pela psicóloga Nasaré Loureiro, com o tema “Quando o corpo fala e a emoção silencia: um olhar sobre o estresse e o cuidado”. A profissional destacou a importância de escutar o próprio corpo e compreender as emoções, e alertou que o estresse contínuo enfraquece o sistema de defesa e deixa o organismo mais vulnerável.

Em seguida, a mastologista e presidente da Associação dos Amigos da Mama (Adama), Thereza Cypestre, conduziu uma conversa informativa e esclarecedora sobre a importância da mamografia e dos cuidados preventivos. A médica reforçou que o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos e, em casos de histórico familiar, o quanto antes possível, mesmo antes dessa faixa etária.

A médica também apresentou um dado preocupante: segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que o Brasil ultrapasse a marca de 73 mil novos casos de câncer de mama até o final deste ano.

O evento também foi marcado pela emoção. A advogada e ex-operadora de trânsito da Nittrans, Maria Cláudia de Oliveira, hoje integrante do setor jurídico da autarquia, apresentou o relato “Do trânsito ao tribunal: minha jornada de superação”. Em sua fala, ela destacou a trajetória de conquistas e a importância da determinação para vencer desafios e alcançar seus objetivos.

Além do presidente da Nittrans, Nelson Godá, o evento teve as presenças do secretário Executivo da Prefeitura, Felipe Peixoto; e da secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia.

Foto: Divulgação 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support