Prefeitura realiza ação com abordagem de mais de 150 motos em Pendotiba

A Prefeitura de Niterói, por meio da Nittrans, realizou mais uma ação de fiscalização de irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O foco das ações realizadas ao longo deste ano é a adulteração dos escapamentos, o que deixa as motos com barulhos desagradáveis e perturbadores. A operação aconteceu em Pendotiba e teve mais de 150 motos vistoriadas. A ação teve o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), com a Guarda Municipal, e também de policiais do 12° Batalhão da PM e do Segurança Presente.

O presidente da Nittrans, Nelson Godá, destaca que o objetivo é a segurança no trânsito.

“Na rotina do trânsito, é possível verificar diversas irregularidades cometidas por motociclistas. Muitos arriscam a própria vida ao não usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios, como o capacete. Nossas operações não têm intuito de atrapalhar os motociclistas que estão dentro da lei, mas coibir irregularidades que incomodam a população, como os barulhos excessivos, e que aumentam a gravidade em casos de acidente”, explica Nelson Godá.

A ação em Pendotiba teve a abordagem a 154 motociclistas e 16 autuações, sendo sete por falta de habilitação e duas por escapamento adulterado. Além disso, uma moto estava com a placa adulterada. Quatro motos foram apreendidas.

As operações acontecem de forma itinerante nos bairros da cidade. Segundo o CTB, alterar o escapamento original da moto é uma infração passível de multa. Durante as abordagens, os motociclistas têm a oportunidade de realizar a troca do cano de descarga adulterado pelo original, sem a necessidade de apreensão do veículo.

“Não queremos retirar as motos das ruas ou atrapalhar o trabalho de quem depende delas. Esse não é o objetivo. Nossa ação é educativa. Os condutores que estão regulares são liberados”, reforça o presidente da Nittrans.

A ação contra motos barulhentas tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A ação é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. 

Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas a uma multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support