Prefeitura recebe representantes do Ministério do Meio Ambiente e do C40 no Parque Orla de Piratininga

Visita técnica reforça protagonismo da cidade em ações de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente

Representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Grupo C40 (Grandes Cidades para a Liderança Climática) estiveram, nesta sexta-feira (07), no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) para conhecer as soluções desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói para a preservação da fauna e flora local. Os visitantes fizeram um tour pelo espaço, conheceram a história do local e aprenderam sobre a participação da população local no desenvolvimento das ações. 

A vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência, Isabel Swan, acompanhou o grupo durante a visita e destacou a importância do projeto.

“Esse projeto nos orgulha muito. É um processo de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) nos alagados construídos, limpando essa água que vai para a Lagoa de Piratininga, transformando a lagoa num grande viveiro de pássaros de diversas espécies. É um trabalho que é referência para o Brasil”, afirmou Isabel Swan.

O Ministério do Meio Ambiente vem conduzindo uma agenda com o programa Cidade Verde e Renovação Nítida, no qual consta, pela primeira vez em uma política do Governo Federal, as soluções baseadas na natureza como eixo temático. Além das SBNs, a arborização urbana e o uso sustentável da ocupação do solo são eixos que constam no programa e são essenciais para que as cidades sejam resilientes às questões climáticas.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Maurício da Fonseca Guerra, se mostrou entusiasmado sobre como Niterói já tem exemplos práticos do que o Governo Federal busca.

“Temos aqui uma importante forma de tratamento de esgotos. A conservação da mata ao redor da lagoa demonstra a importância de preservar os maciços junto aos rios. A biovaleta (canal projetado para acumular e escoar águas pluviais) implantada, extremamente adequada e que tem uma capacidade enorme de trazer resiliência climática e biodiversidade. Esse é o exemplo que a gente quer passar. Não tenho dúvida que a cidade de Niterói é referência com esse projeto”, disse Carlos Maurício da Fonseca Guerra.

Sobre o POP – O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis possui 680 mil metros quadrados, 8 píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. Ele não apenas protege o meio ambiente e trata as águas dos rios, mas também promove a recuperação de uma área degradada, oferecendo novos espaços para cultura e esporte.

Os jardins filtrantes filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support