Prefeitura de Niterói reforça Operação Verão

 A Operação Verão de Niterói foi intensificada no fim de semana com a presença de equipes integradas da Prefeitura nas 12 praias da cidade, incluindo as da Baía e da Região Oceânica. A ação visa garantir segurança, ordenamento urbano e proteção dos frequentadores — especialmente das crianças — e vem apresentando resultados positivos.  Mais de 300 crianças foram identificadas com pulseiras de segurança.

As equipes também fiscalizaram o uso irregular do espaço público e coibiram som alto, churrasqueiras, mesas e estruturas de quiosques fora dos padrões estabelecidos. Houve ainda ações contra transporte clandestino de passageiros e estacionamento irregular de ônibus e vans de turismo.

A Operação Verão 2025-2026 conta com a participação diária de 351 agentes públicos e 57 viaturas de diferentes órgãos municipais.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, o sucesso da operação é resultado de planejamento e integração.

“ Niterói  sempre trabalha e atua com um diferencial para que visitantes possam aproveitar o verão.  Nosso planejamento é intenso pensado e preparado com todos os órgãos públicos. Estamos com equipes nas ruas em bases  e equipes volantes para que possamos atender ocorrência sempre em tempo hábil com atendimento de qualidade. O ordenamento é de extrema importância e a população também pode entrar em contato através do 153, ou acionar o nosso agente mais próximo  ”, afirmou o secretário.

Entre as ações previstas, estão o reforço no ordenamento de ambulantes, o combate a estacionamentos clandestinos e a fiscalização ambiental nas áreas de restinga, com o objetivo de preservar o ordenamento e garantir a convivência harmônica entre moradores e visitantes.

A identificação de crianças com pulseiras também foi intensificada nesta edição.

“Estamos reforçando ainda mais este trabalho. É muito importante que pais ou responsáveis façam a identificação assim que chegarem às praias. Com esse cuidado simples, conseguimos aumentar significativamente a segurança dos pequenos”, destacou o inspetor geral da Guarda Municipal Paulo  Brito


A Operação Verão seguirá até março de 2026. A Prefeitura reforça a importância de atenção redobrada nas praias, respeito às orientações das autoridades e cuidado especial com as crianças.

Nos quiosques, está vigente um decreto que regulamenta a cobrança pelo uso de mesas, fixando em R$ 21,73 o valor máximo do kit com cadeira, mesa e guarda-sol. O valor é pelo conjunto, não por item individual.

A coordenação das ações é feita diretamente do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que reúne representantes de todas as instituições envolvidas, permitindo respostas imediatas a qualquer situação. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) é responsável pelo combate a pequenos delitos, ordenamento urbano e fiscalização de posturas. A Guarda Civil Municipal atua com 111 guardas e 24 viaturas por dia, reforçando a presença nas praias e pontos turísticos.

A NitTrans cuida do ordenamento do trânsito e dos bloqueios viários, enquanto a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) ampliou o esquema de limpeza nas praias, com distribuição de sacos de lixo. A Defesa Civil realiza monitoramento meteorológico, em apoio ao Corpo de Bombeiros e à Capitania dos Portos. Também participam da operação a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, o programa Segurança Presente, a Assistência Social, Administração Regional de Camboinhas, Piratininga e Itaipu, além de equipes da Neltur, Meio Ambiente e Conservação.

Trânsito – Somente neste fim de semana (21 e 22), a NitTrans registrou 410 autuações nas praias da cidade. Entre as irregularidades mais comuns estavam infrações em áreas de estacionamento proibido, como portas de garagem, reforçando o caráter educativo e disciplinador da operação. 

Em Itacoatiara, as ações foram voltadas para coibir o estacionamento irregular, com remoção de veículos parados em fila dupla ou obstruindo saídas de garagem.

O presidente da NitTrans, Nelson Godá, reforçou o caráter educativo da operação:

“A educação para o trânsito é um dos pilares da Operação Verão. Nossas equipes atuam diariamente para orientar motoristas e pedestres, garantindo mais segurança e fluidez nas vias de acesso às praias. O trabalho preventivo é fundamental, especialmente neste período de grande movimento. Contamos com a colaboração da população para evitar irregularidades e adotar uma postura responsável.”

Em Jurujuba, também foi coibido o estacionamento irregular na Avenida Carlos Ermelindo Marins, com prioridade para os acessos às fortificações militares e às praias de Adão e Eva. Em São Francisco, a ação se concentrou na saída da Avenida Franklin Roosevelt, na esquina com a Avenida Quintino Bocaiuva, orientando o fluxo no acesso ao Túnel Raul Veiga.

Já a Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten) atuou na fiscalização dos guardadores de veículos. 

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support