Santa Bárbara ganha Plataforma Digital

Um novo tempo começa para os moradores de Santa Bárbara. Em meio a uma realidade em que o acesso à tecnologia é cada vez mais determinante para o futuro, a Prefeitura de Niterói entrega um novo espaço voltado à formação, profissionalização e cidadania: a Plataforma Urbana Digital (PUD) Santa Bárbara. O prefeito Rodrigo Neves, que fez a entrega neste domingo (30), acompanhado da primeira-dama Fernanda Sixel Neves, aproveitou a oportunidade para anunciar novas melhorias para o bairro de Santa Bárbara. Estão previstas obras de contenção nas ruas Jandira Pereira e José Alves de Brito (antiga Rua 18). As vias receberão contenção em cortina atirantada e solo grampeado, além da instalação de sistemas de drenagem e guarda-corpo para aumentar a segurança dos moradores. O investimento total será de aproximadamente R$ 12 milhões.

Durante a inauguração da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara, o prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do novo equipamento para o futuro da cidade e o compromisso de sua gestão com o planejamento urbano e a valorização dos bairros populares. Reiterou que a nova unidade faz parte do programa de criação de Polos de Desenvolvimento Urbano (PUDs), que visam requalificar áreas vulneráveis e integrar ações sociais com tecnologia e inovação.

“A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara vai trazer inclusão, tecnologia, conhecimento e cursos de qualidade para pessoas de todas as idades. Isso é cuidar do futuro dos nossos filhos. Eu sempre acreditei que não há improviso ou atalho para uma boa administração. É preciso planejar, estudar e ouvir as pessoas. Estamos nos inspirando em exemplos como Barcelona, que transformou seus bairros com investimentos de qualidade. É isso que estamos fazendo aqui: oferecendo equipamentos públicos que geram autoestima, pertencimento e oportunidades reais para a população”, destaca.

Ele reforçou ainda que, com investimento municipal, a nova unidade amplia a rede de Plataformas Urbanas Digitais em Niterói e já inicia suas atividades com mais de 400 vagas abertas em cursos de inclusão digital, audiovisual e tecnologia. A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a formação cidadã e a preparação para a economia do futuro.

A vice-prefeita Isabel Swan frisou que Niterói prepara o futuro das crianças.

“Eu, que estou grávida, fico muito feliz de participar de um governo que se preocupa com as crianças, os jovens e os nossos idosos. Com equipamentos como este, vamos poder proporcionar uma vida melhor para eles e seus familiares. Educação e esporte são fundamentais”, disse a vice-prefeita.

Administrado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e gerido pela Oficina do Parque — organização da sociedade civil com mais de 20 anos de atuação —, o equipamento oferece uma ampla programação de cursos gratuitos voltados a públicos de todas as idades, desde crianças até adultos.

Durante a inauguração da Plataforma Urbana Digital (PUD) Santa Bárbara, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, destacou a responsabilidade e o compromisso da gestão com a excelência na oferta de capacitação digital e inclusão tecnológica para a população de Niterói.

“Esse projeto é fruto de uma construção coletiva, onde cada etapa foi como um bastão passado de mão em mão. Começou com os atletas que idealizaram o conceito, seguiu com o arquiteto e artista incrível que deu forma a esse espaço, e depois a ION. Agora, esse bastão chega à Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, e a nossa missão é estar à altura desse legado. Os cursos de capacitação e inclusão digital oferecidos aqui serão melhores do que muitos da rede privada. Vamos entregar excelência em serviço público, com uma estrutura de ponta e um corpo técnico preparado. E tudo isso em parceria com a Secretaria de Educação, porque é aqui que a gente vai unir educação com inclusão digital de forma transformadora”, afirmou a secretária.

O novo espaço chega para transformar a realidade de jovens e moradores de Santa Bárbara e bairros adjacentes. Com espaços interativos, inclusão digital e formação profissional, a Prefeitura de Niterói entrega uma unidade moderna que fortalece oportunidades e o futuro da juventude da cidade.

A gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados de Niterói, Fernanda Sixel Neves, destacou a importância simbólica e estratégica da nova Plataforma Urbana Digital para o futuro da cidade:

“Esse é um belíssimo prédio em Niterói, e sua arquitetura simboliza dignidade, cidadania, respeito e qualidade de vida para o povo, especialmente para crianças e jovens. Sua beleza só fará sentido se for ocupada pelos futuros cidadãos, que poderão aprender e se desenvolver, inclusive por meio de cursos profissionalizantes.” Ela enfatizou que a Plataforma já está em pronta para o funcionamento, com jovens e crianças matriculados, e ressaltou a coerência da política pública:

“Essa plataforma não é uma ação isolada — ela está conectada com outras políticas estruturantes da cidade. Por que ela é voltada para o audiovisual? Porque temos o programa NAV – Niterói Audiovisual. Há planejamento por trás de cada passo. Sabemos onde estávamos, onde estamos e onde queremos chegar, graças a uma liderança comprometida e focada no futuro”, destacou Fernanda.

Distribuído em dois andares, o novo espaço reúne ambientes de convivência, salas de formação, área de estudos, copa, banheiros, além de sistema de climatização, elevador e infraestrutura sustentável com placas solares. Tudo pensado para garantir conforto, acessibilidade e qualidade na formação dos usuários.

“A comunidade de Santa Bárbara está sendo transformada com essa nova entrega. Agora, com a Plataforma Urbana Digital, ao lado das unidades municipal e estadual, teremos um espaço que vai orgulhar nossa gente. Nossas crianças, adolescentes e até os idosos vão poder participar de processos de formação que realmente fazem a diferença. É um dia de muita emoção. A política tem seus desafios, mas momentos como esse mostram que vale a pena, porque estamos construindo um futuro melhor por meio da educação e da inclusão digital”, disse o secretário de Educação, Bira Marques.

Um dos grandes destaques da unidade é o moderno Espaço E-Sports, equipado com computadores gamers, consoles e totens de autoatendimento. Crianças, jovens e adultos também poderão vivenciar experiências únicas na Gruta de Realidade Virtual, além de utilizar tablets, Wi-Fi livre e salas multiuso.

Vanessa Lourenço, moradora de Santa Bárbara há 16 anos e profissional da área da saúde, considera a construção da plataforma excelente.

“A iniciativa é uma grande oportunidade para as crianças terem acesso à educação, às aulas de robótica e ao mundo digital, preparando-as para o futuro e beneficiando todos os moradores do bairro.”

A filha, Letícia Alves Morales, de 16 anos, que sonha em ser comissária de bordo, está no Ensino Médio, sempre estudou em escolas municipais do bairro e já está inscrita nas aulas de robótica.

“Eu acho maravilhoso, principalmente para a área de tecnologia. O conhecimento também aprimora muito nossos currículos para o futuro emprego”, disse.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support