Prefeitura de Niterói premia estudantes da rede municipal que fizeram desenhos sobre o futuro da cidade

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), divulgou o resultado do II Concurso de Desenhos “Niterói do Amanhã”, iniciativa que integra o plano estratégico Niterói Que Queremos 2050. Ao todo, 227 crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação participaram da ação, envolvendo estudantes que expressaram, por meio da arte, suas visões sobre a cidade ideal do futuro.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância da participação das novas gerações no planejamento da cidade.

“Queria parabenizar a vocês que participaram deste concurso. A gente está fazendo o plano (Niterói Que Queremos 2050) para o desenvolvimento de Niterói até 2050, que eu vou lançar depois do carnaval. A ideia é ter uma Niterói cada vez melhor. O prefeito tem que olhar para daqui a vários anos. Fiz isso em 2013 olhando para 2030. A gente conseguiu cumprir todas as metas. Conseguimos antecipar estas metas e por isso estou fazendo este plano até 2050. Em 2013, fizemos os desenhos com as crianças. Este ano, 15 mil cidadãos participaram da consulta sobre este plano de desenvolvimento. É uma alegria muito grande receber vocês. Se cada um fizer a sua parte e der a sua contribuição, a gente vai ter uma cidade melhor. Vocês fizeram desenhos lindos sobre o futuro de Niterói”, afirmou Rodrigo Neves.

O concurso contou com a participação de 25 unidades escolares, mobilizando alunos, professores e comunidades escolares em uma reflexão coletiva sobre planejamento urbano, sustentabilidade, inovação e inclusão social. No Grupo 1 (Ensino Fundamental 1), foram premiados Rosa Rodrigues Lima, da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, que conquistou o primeiro lugar; Gustavo Reis de Paula, da Escola Municipal Tiradentes, que ficou em segundo lugar; e Theo Vieira Nascimento, da Escola Municipal Paulo de Almeida Campos, que garantiu a terceira colocação.

Já no Grupo 2 (Ensino Fundamental 2), o primeiro lugar foi conquistado por Bernardo Roberto Santos Pereira, da Escola Municipal Honorina de Carvalho; o segundo lugar ficou com José Heitor Araújo Moreira, da mesma unidade; e o terceiro lugar foi alcançado por João Arthur Casanova Braga, também da Escola Municipal Honorina de Carvalho.

Os vencedores ganharam um computador. Os segundos colocados receberam jogos e uma caixa de som. E os estudantes que ficaram na terceira colocação ganharam jogos e um fone de ouvido.

O estudante Bernardo Roberto Santos Pereira, de 15 anos, vencedor do concurso no Grupo 2, disse que é muito importante pensar no futuro de Niterói. “Quando eu fiz esse desenho, pensei na preservação das praias e da natureza, no turismo da cidade e nas comunidades. Desenho desde criança. Minha irmã mais velha também desenha e eu vou me aperfeiçoando”, afirmou Bernardo Roberto.

A cerimônia de premiação foi realizada no gabinete do prefeito Rodrigo Neves, reunindo a vice-prefeita Isabel Swan, secretários, estudantes, profissionais da educação e familiares em um momento de reconhecimento e valorização da criatividade e do protagonismo estudantil.

O secretário municipal de Educação, Bira Marques, reforçou o papel da escola como espaço de formação cidadã.

“Esse concurso mostrou o quanto nossos estudantes têm sensibilidade, criatividade e visão crítica sobre a cidade. A escola pública é um espaço fundamental para incentivar a participação cidadã e o olhar para o futuro”, destacou Bira Marques.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, ressaltou que a iniciativa fortalece o caráter participativo do planejamento de longo prazo.

“O Niterói Que Queremos é um plano construído com participação social e visão estratégica. Iniciativas como este concurso reforçam que planejar o futuro da cidade é um exercício coletivo, que envolve criatividade, inovação e o olhar das novas gerações. É assim que fortalecemos um planejamento de longo prazo, com base em evidências e diálogo com a sociedade”, reforçou Isadora Modesto.

O Niterói Que Queremos (NQQ) é o plano estratégico de longo prazo da cidade. Estruturado em sete áreas de resultado, o plano orienta o planejamento municipal de curto e médio prazos com base em evidências, participação social e visão estratégica.

Foto: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support