Último domingo do ano teve missa e música na Ilha da Boa Viagem

O forte calor deste domingo (28) não afastou niteroienses e turistas que subiram a Ilha da Boa Viagem para acompanhar a última missa do ano na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. Celebrada por Dom Geraldo de Paula Souza, bispo auxiliar de Niterói, a cerimônia foi centrada nas famílias e no fim do ano jubilar. Após a liturgia, o grupo Tom Brasileiro encerrou as cantatas do Natal Estrelado Niterói com um repertório que misturou chorinho, forró e músicas natalinas com toque brasileiro.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da Ilha da Boa Viagem para a cidade. O local, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi reaberto para visitação este ano, após obras que envolveram restauro de edificações e contenção de encostas.

“A ilha é um lugar especial de Niterói, com belezas naturais incríveis e muita história. Nos últimos anos, após conseguirmos a municipalização da gestão do espaço, restauramos esse patrimônio histórico do século XVII, que estava completamente abandonado. Em 2025, mais de cem mil niteroienses e visitantes já conheceram e se encantaram com esse local, que pertence a todos nós e reúne história, fé e cultura”, reforçou Rodrigo Neves.

Após a missa na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o grupo Tom Brasileiro, formado por músicos que passaram pelo Programa Aprendiz Musical, encerrou as cantatas do Natal Estrelado Niterói com músicas que animaram o público. No repertório, versões instrumentais de “Jingle bell rock” e “Anoiteceu”, uma mistura de “Brasileirinho” com “Bate o sino”, o forró “Sanfona sentida” e vários chorinhos, entre outras canções.

Dom Geraldo, que ficou para a apresentação musical, aproveitou para desejar um feliz 2026 para todos os niteroienses.

“Que seja um ano abençoado, de muitas realizações. Que todos tenham a alegria de poder estar nesse espaço turístico e religioso que é a Ilha da Boa Viagem, pedindo a Nossa Senhora da Boa Viagem que ajude a gente a fazer uma boa travessia nesse ano de 2026”, desejou o bispo auxiliar de Niterói.

Além de Rodrigo Neves, acompanharam a missa e a apresentação musical a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; a chefe de gabinete do prefeito, Marcilene Souto; o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz; o ex-prefeito Axel Grael; o diretor da Ilha da Boa Viagem, Ricardo Mouzer, e outras autoridades municipais.

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support