Operação Verão: Prefeitura de Niterói realiza ação para ordenar estacionamento na Praia de Itaipu  

Equipes da Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (SUTEN) estiveram, neste sábado (10), na Praia de Itaipu, na Região Oceânica, para fiscalizar e orientar a população sobre as regras de estacionamento. A ação fez parte da Operação Verão e contou com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal.

Durante a operação, o secretário da SUTEN, Fernando Brandão, dialogou com flanelinhas locais e explicou a necessidade de que todos se cadastrem para que possam trabalhar de forma regular. As equipes também alertaram os motoristas para que só estacionem com a utilização do talão a R$ 5,00

Na quinta-feira (08), foi publicado no Diário Oficial um chamamento público para o credenciamento de guardadores de carros, monitores e pontos de venda para atuação em estacionamentos públicos geridos pela SUTEN.

“Aproveitamos para divulgar para as pessoas que querem trabalhar de forma legal que o nosso credenciamento público já está aberto. Então, os interessados devem se dirigir à sede da SUTEN a partir de segunda-feira (12) para se credenciar. A modernização dos estacionamentos está chegando nas praias da Região Oceânica e isso vai dar muito mais conforto, tranquilidade e segurança para todos os cidadãos niteroienses”, explicou Fernando Brandão.

A moradora Roberta Salgado viu a atividade como importante para a população que, assim como ela, frequenta bastante as praias da Região Oceânica.

“Sempre venho aqui em Itaipu e procuro parar nas vagas legalizadas. A gente procura o pessoal que tem o cupom, porque não dá para aceitar vaga mais cara. Estou aqui parabenizando o pessoal da Prefeitura, que está organizando direitinho, cobrando as pessoas e reforçando aos autorizados que devem fornecer o talão. Espero que seja sempre assim, pra gente poder vir à praia, curtir e voltar numa boa”, disse Roberta Salgado.

Chamamento público – o edital de chamamento publicado faz parte de um conjunto de ações da SUTEN para a modernização das zonas de estacionamento das áreas de praia da Região Oceânica e tem como objetivo credenciar pessoas físicas e jurídicas para atuarem como guardadores de veículos, monitores de operação em estacionamentos públicos sob responsabilidade da superintendência. 

O credenciamento possibilitará a formalização de pessoas que já atuam nas áreas públicas, mediante utilização de uniformes e sistema eletrônico para o funcionamento dos estacionamentos públicos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente. Para pessoas físicas, os documentos exigidos são os seguintes: RG, CPF, Comprovante de residência (até 3 meses), título de eleitor e dados bancários (incluindo PIX). Para quem é pessoa jurídica (MEI ou ME), os documentos exigidos são: CNPJ, certificado MEI ou ME, RG e CPF do responsável, certidões negativas (federal, estadual, municipal, FGTS e trabalhista) e dados bancários (incluindo PIX).

A sede da SUTEN fica no Terminal Rodoviário João Goulart, na Avenida Visconde do Rio Branco, sem número, no Centro. O horário de atendimento é das 10h às 16h.

Operação Verão – Em paralelo à ação da SUTEN para ordenar os estacionamentos, as outras atividades da Operação Verão ocorreram, neste sábado (10), conforme o planejamento na Praia de Itaipu e nas outras praias da cidade.

A força-tarefa que atua nas 12 praias da cidade é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). A Operação Verão mobiliza diversos órgãos municipais. A operação envolve servidores da Guarda Municipal, da Companhia de Limpeza Urbana (Clin), da Saúde, da Defesa Civil, da Nittrans, entre outras áreas.

Agentes da Seop e da Guarda Municipal atuaram nas areias para garantir as normas de postura. Eles também coibiram caixas de som e churrasqueiras. O trabalho inclui ainda ações educativas, com orientação direta aos usuários das praias sobre os limites de ocupação do espaço público.

A Operação Verão segue ao longo de toda a estação com fiscalização permanente. A população pode colaborar denunciando irregularidades no número 153 do CISP, ajudando a manter as praias organizadas e seguras para todos.

Foto: Claudio Fernandes

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support