Clin realiza encontro sobre saúde mental e combate à hanseníase

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) promoveu uma roda de conversa com funcionários como parte das campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo. A iniciativa teve como foco a prevenção da hanseníase e a promoção da saúde mental e emocional no ambiente de trabalho.

O objetivo do encontro foi levar informações aos colaboradores sobre prevenção, diagnóstico precoce e quebra de estigmas relacionados às doenças, além de incentivar o cuidado com a saúde mental. Os encontros para abordar os temas passaram a integrar a programação mensal de ações voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores. A atividade foi conduzida com base na metodologia da Medicina de Família.

A roda de conversa acontece uma vez por mês na sede da Companhia e é fruto de uma parceria entre a Clin e a Leve Saúde, empresa de assistência médica oferecida aos funcionários. As médicas Mariana Giusti e Camila Amorim participaram do encontro, contribuindo com orientações técnicas e esclarecendo dúvidas.

“O tratamento é eficaz e tem cura. Por isso, procurar um médico o mais rapidamente possível é o melhor a ser feito. Algumas pessoas acabam negligenciando a doença por se tratar de um problema de pele e tentam se tratar sozinhas. Quando o atendimento é buscado no início, tudo se resolve mais rapidamente”, afirmou Camila Amorim, médica do trabalho da Clin, sobre a hanseníase.

Segundo Mariana Giusti, médica da Leve Saúde, a proposta também é promover o cuidado com a saúde mental antes que os quadros se agravem. “Não é necessário ter um diagnóstico para participar. A iniciativa oferece um espaço de escuta e troca, onde o trabalhador pode falar sobre o que está vivendo e se sentir acolhido, ajudando a reduzir o preconceito que ainda cerca o tema”, explicou.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado no último domingo de janeiro. O mês também marca a campanha Janeiro Roxo, que reforça a importância da detecção precoce da doença, que tem cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A data busca ainda combater o preconceito e ampliar o acesso ao diagnóstico.

Para Francisco Carlos Gomes, do SOMA (Serviço de Manutenção e Operação do Aterro do Morro do Céu), a iniciativa teve um impacto pessoal. “Gostei da conversa. Essa doença tem cura. Eu mesmo fui curado depois de seguir o tratamento corretamente. O melhor que posso fazer é compartilhar essa experiência com meus colegas. Agradeço à Clin pela oportunidade de aprender mais a cada dia”, disse.

A ação também integrou a campanha Janeiro Branco, instituída por lei em 2023, que tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde mental e emocional no início do ano. A proposta é estimular o diálogo, combater estigmas e reforçar a importância da busca por apoio.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support