Secretaria de Fazenda de Niterói retorna atendimento presencial com novo conceito



 O atendimento presencial da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) de Niterói retornará, totalmente reformulado, na próxima segunda-feira (17). As atividades presenciais das 9h às 10h serão exclusivas para pessoas acima de 60 anos e, entre 10h e 13h, será realizado o atendimento aos demais contribuintes, mediante agendamento prévio por meio do website da SMF. O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na nova Central de Atendimento ao Cidadão na manhã desta quinta-feira (13). O espaço foi totalmente reformulado dentro do novo conceito de serviços para o contribuinte.

A mudança faz parte do novo conceito de atendimento da instituição, que prioriza a melhoria do serviço presencial integrado aos canais digitais. O objetivo é criar um modelo de atendimento que foque nas necessidades do cidadão, com avaliação de atendimento, inovação de serviços e aprimoramento da experiência digital do usuário. O prefeito Axel Grael disse que o novo CAC integra um momento de transformação no atendimento ao cidadão.

“Desde 2013, Niterói vem passando por um processo significativo de modernização que colocou o município entre as 11 cidades mais inteligentes do Brasil. Mas precisamos ter em mente que uma cidade só é realmente inteligente quando consegue facilitar a vida do cidadão. Venho falando muito sobre a importância de dar ênfase aos serviços que prestamos ao niteroiense. Uma Secretaria da Fazenda que funcione, mais aberta ao cidadão, representa essa modernização da Prefeitura de Niterói, um processo que será ainda mais fundamental nos próximos meses. Estamos já trabalhando na reconstrução da economia do nosso município e precisamos mostrar que nossa cidade é moderna e atraente para a retomada pós-pandemia”, defendeu.  

Atualmente 100% dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda estão disponíveis de forma eletrônica, pelo site ou pelos e-mails institucionais, mas ainda há muita procura pelo atendimento presencial. De acordo com dados da SMF, a Central de Atendimento ao Cidadão realiza entre 10 a 12 mil atendimentos mensais, número que o órgão pretende migrar para os canais digitais com a implementação do novo conceito de atendimento.

“Estamos abrindo uma nova Central de Atendimento ao Contribuinte voltada para o fortalecimento dos canais digitais. A ideia é contribuir para a autonomia do cidadão, para que ele compreenda a dinâmica dos serviços disponíveis no site e tenha também a oportunidade de resolver suas pendências sem sair de casa. Seguimos desenvolvendo novas soluções digitais como atendimento por videochamada e futuramente por meio de uma atendente virtual”, disse a secretária de Fazenda, Marília Ortiz.

O projeto de modernização do atendimento se divide em alguns eixos de atuação, entre eles a implementação do agendamento prévio para o atendimento presencial. Através do website da Secretaria Municipal de Fazenda, no endereço eletrônico: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/agendamento, o cidadão poderá escolher o dia, o horário e o serviço que deseja realizar na sede da Secretaria. O atendimento do plantão fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) será feito preferencialmente por meio eletrônico, em sistema de videochamadas, que também deverá ser agendado por meio do website do órgão.

O setor de atendimento presencial passou por mudanças no espaço físico, ganhou nova pintura, instalação de novas placas de identificação visual e um novo layout para os guichês de atendimento, incluindo computadores disponíveis para o autoatendimento. A nova Central de Atendimento ao Cidadão também contará com uma equipe treinada de acordo com o novo conceito da instituição.

“O atendimento ‘lado a lado’’, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, é uma das novidades do setor. O cidadão terá acesso a uma tela de computador e irá acompanhar o passo a passo realizado pelo atendente para a execução, por exemplo, da segunda via do IPTU. É o momento em que o cidadão aprende a usar de forma rápida e segura os nossos serviços disponíveis no website”, explica a subsecretária de Gestão e Modernização Fazendária, Natália Cardoso.

O cidadão também poderá avaliar o atendimento. Será disponibilizado um dispositivo para avaliar a satisfação das pessoas com relação aos serviços prestados. Pela primeira vez, a Prefeitura de Niterói terá uma secretaria com este tipo de avaliação após o atendimento presencial.

“Trabalhamos com foco no resultado, por isso ter o retorno da sociedade sobre como está sendo prestados os nossos serviços é um passo muito importante para melhorar o atendimento, tornando-o mais eficiente. Lembrando também que é uma forma de garantir ao cidadão seu direito legal de analisar o serviço prestado”, disse o diretor de Inovação e Serviços da SMF, Luiz Otávio Monteiro

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