Niterói é a primeira cidade brasileira a fazer de projeto internacional que busca promover a paz

Niterói é a primeira cidade brasileira a fazer parte do projeto “Peace in our cities” (Paz em nossas cidades). O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Axel Grael na semana passada. A iniciativa visa a criar uma plataforma entre cidades para trocar experiências, para reproduzir boas práticas e estimular a redução da violência urbana no mundo, o aumento da paz e inclusão social.  

O convite para a participação de Niterói no projeto se deu por conta da sua visibilidade na cultura da paz através do Programa Pacto Niterói Contra a Violência. Em Niterói, os parceiros envolvidos no projeto são a Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (FamNit), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ Niterói).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o objetivo é, acima de tudo, um intercâmbio de experiências em políticas públicas sobre essas questões.

“É um desafio cada vez maior superar, hoje, a medida que as cidades crescem, que a gente passa por um momento de crise econômica mundial, os problemas das desigualdades sociais e as consequências disso na área de segurança. Niterói tem uma abordagem para isso, focada na cultura da paz, em um olhar para a segurança que vai muito além do trabalho policial. E foram essas iniciativas, que são mais inovadoras, com uma abordagem abrangente da questão da violência e, principalmente da cultura de paz, que proporcionaram a nossa participação.”, enfatizou.

Axel Grael reforçou que a cidade vem se destacando não só no trabalho policial, como também na complementação à ação policial, com a Prefeitura abordando outras formas de superar o problema da violência, implantando e estimulando essa cultura de paz.

“Ao longo desse tempo no governo, temos a implantação e atuação do Niterói Presente, a criação do Cisp, o cercamento eletrônico, toda a tecnologia que a gente vem agregando a essa política de segurança na cidade, mas temos também, através do Pacto Niterói Contra a Violência, um olhar bem mais amplo para a raiz do problema, onde surge o problema da segurança pública. São programas como o Jovem EcoSocial, que leva alternativas, leva todo um conceito de sustentabilidade para jovens de comunidades mais conflagradas. Todos os programas educacionais, como o Poupança Escola, para evitarmos que a evasão escolar agrave o problema de violência. São diferentes iniciativas que fazem parte do Pacto”, disse.    

A responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga, cita que o projeto está inserido nas ações promovidas pelo grupo internacional Pathfinders (Desbravadores), que conta com 38 países membros da ONU, incluindo o Brasil, e tem como objetivo principal acelerar ações para implementar os princípios do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.  Também fazem parte desse grupo organizações internacionais, parceiros globais, sociedade civil e setor privado.

A iniciativa foi lançada em setembro de 2019 por 11 prefeitos e 6 parceiros internacionais. Atualmente, são 16 prefeitos e 22 organizações da sociedade civil. Entre as cidades participantes do programa estão Cali e Palmira (Colômbia); Escobedo e Guadalajara (México); Oakland, Califórnia e Dayton, Ohio (EUA); Chaguanas (Trinidad e Tobago); Edmonton (Canadá); Abeokuta (Nigéria); Bangui (República Centro Africana); Hargeisa (Somália); Durban (África do Sul); Nairóbi (Quênia); Amman (Jordânia); Colombo (Sri Lanka); Tripoli (Líbano); Kumanovo (Norte da Macedônia).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support