Niterói recebe prefeitos e governadores de dez países em encontro sobre governança e desenvolvimento

Niterói recebe, nesta terça (25) e quarta-feira (26), prefeitos e governadores de dez países para o Diálogo Regional sobre Governança e Desenvolvimento. Promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o encontro reúne lideranças e especialistas para discutir caminhos para fortalecer a capacidade dos governos locais e desenvolver soluções para os desafios dos territórios na América Latina e no Caribe.

Com o tema “A agenda territorial para a América Latina e o Caribe: governança, capacidades e soluções a partir do nível local”, a programação foi aberta nesta terça-feira com a participação do prefeito de Niterói e presidente da Rede Mercocidades, Rodrigo Neves; do vice-presidente corporativo de Programação Estratégica do CAF, Christian Asinelli; e do representante do PNUD no Brasil, Claudio Providas.

Na abertura, Rodrigo Neves destacou a importância da troca de experiências entre os governos e defendeu o planejamento de longo prazo, a gestão baseada em evidências e a capacidade de transformar projetos em políticas públicas. O prefeito lembrou que Niterói mantém uma parceria com o CAF há mais de dez anos, e adiantou que o município está em diálogo com o banco para um novo programa de cooperação, que inclui a construção de um Centro de Resiliência e Operações Inteligentes em Niterói.

“Cada um de nós tem muito a aprender e a trocar experiências. Encontros como este ajudam a fortalecer nossa capacidade de liderar os governos locais e regionais. Não precisamos inventar a roda. Precisamos aprender com as experiências uns dos outros. O que precisamos é de propósito, capacidade de planejar e de tirar os projetos do papel. Encontros como este são fundamentais para melhorar nossa capacidade de governança e viabilizar o financiamento ao desenvolvimento”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Como presidente da Mercocidades, Rodrigo Neves também reforçou a articulação de um acordo com o CAF para apoiar a governança e o financiamento ao desenvolvimento das cidades latino-americanas. A Rede Mercocidades reúne quase 500 cidades de 12 países da América Latina.

Parceria com Niterói – Com apoio do CAF, Niterói implantou o Parque Orla de Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, referência em soluções baseadas na natureza e resiliência climática. O projeto inclui os jardins filtrantes, que contribuem para a recuperação ambiental da Lagoa de Piratininga.

O vice-presidente corporativo de Programação Estratégica do CAF, Christian Asinelli, destacou a parceria com Niterói. Ele ressaltou que a relação construída ao longo dos anos permitiu transformar a cooperação institucional em projetos concretos e destacou que o CAF trabalha para dar continuidade à parceria com o município.

“Construímos confiança ao longo de muitos anos, e essa confiança se traduz em projetos que beneficiam a comunidade, que é para quem todos nós trabalhamos. Temos muito orgulho de ter financiado projetos importantes em Niterói, como os jardins filtrantes, que são um exemplo de soluções baseadas na natureza, e estamos trabalhando em um novo projeto para continuar fortalecendo essa parceria”, destacou Christian Asinelli.

O representante do PNUD no Brasil, Claudio Providas, destacou a experiência de Niterói no uso de dados, inteligência, inovação e planejamento na gestão pública. Desde 2024, a Prefeitura e o PNUD mantêm uma parceria voltada ao aprimoramento da governança e da gestão municipal, com foco em indicadores, evidências e planejamento de longo prazo.

“Não é coincidência que estejamos em Niterói. O município tem muito do que muitas cidades gostariam de ter: dados, inteligência, inovação e, sobretudo, um sistema de planejamento bastante avançado. É importante compartilhar não apenas o que funcionou, mas também o que não funcionou. A gente aprende muito também com os erros”, afirmou Claudio Providas.

Governos locais no centro do debate – A programação aborda temas como fortalecimento institucional, coordenação entre diferentes níveis de governo, articulação com o setor privado e a sociedade civil, avaliação de capacidades e financiamento. Durante a abertura, Claudio Providas explicou que o encontro está organizado em seis blocos temáticos e que a proposta é avançar na construção de recomendações concretas a partir das experiências compartilhadas pelos participantes.

Participaram da abertura do encontro o secretário executivo de Niterói, Felipe Peixoto; a secretária municipal de Planejamento, Elissa Rasma; o subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale; o representante do CAF no Brasil, Carlos Charme; o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), João Vitor Domingues; o intendente de Luján, na Argentina, Leonardo Boto; e a prefeita de Muisne e presidente da Associação de Municipalidades Equatorianas (AME), Yuri Colorado Márquez.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support