Guarda Municipal de Niterói se aproxima da marca de mil agentes com nova turma de formação

A Guarda Municipal de Niterói está próxima de alcançar a marca de mil agentes. Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Niterói deu início ao curso de formação de mais 87 guardas, que vão reforçar o efetivo da corporação após quatro meses de preparação. Atualmente, a Guarda conta com 829 agentes e, com a incorporação dos novos profissionais, chegará a 916. O objetivo da Prefeitura é chegar a mil guardas municipais, limite previsto em lei para cidades do porte de Niterói.

Durante a aula inaugural da nova turma, o prefeito Rodrigo Neves destacou que o crescimento do efetivo faz parte de uma política de fortalecimento da Guarda construída de forma gradual, acompanhada por investimentos em estrutura, qualificação, tecnologia e integração com as demais forças de segurança.

“Niterói vem mostrando que é possível transformar a segurança pública com planejamento, integração e investimento. Ao longo dos últimos anos, conseguimos reduzir de forma significativa os índices de criminalidade e, ao mesmo tempo, fortalecer a Guarda Municipal, que saiu de 150 agentes e está chegando a mil. Esses resultados são fruto de uma política construída com integração entre as forças de segurança e investimentos em tecnologia e prevenção. Temos um plano de desenvolvimento institucional para a Guarda e um planejamento estratégico até 2050. Nosso objetivo é seguir avançando para que a Guarda Municipal de Niterói seja não apenas a melhor do Estado do Rio, mas a melhor do Brasil”, afirmou Rodrigo Neves.

Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Neves também assinou a ordem de início das obras do Centro de Formação da Guarda Civil Municipal. O novo espaço vai reforçar a estrutura destinada à preparação e à qualificação dos agentes, acompanhando o processo de expansão do efetivo da corporação.

Estrutura e qualificação –
 A vice-prefeita Isabel Swan ressaltou que a chegada dos novos agentes fortalece uma política baseada na prevenção e na atuação integrada.

“É com muito orgulho que acompanho o início da formação desses 87 novos guardas municipais. Niterói mostra que é possível transformar realidades quando a segurança é tratada como prioridade. Acredito que Niterói pode ser um farol de políticas públicas, e esses novos guardas chegam para fortalecer uma cultura de respeito, prevenção e compromisso com a cidade”, destacou Isabel Swan.

Além da ampliação do efetivo, a Prefeitura vem investindo na estrutura da Guarda Municipal. A corporação ganhou sede própria na Cidade da Ordem Pública, teve a frota ampliada para mais de 90 viaturas e passou por medidas de valorização profissional. Entre os próximos avanços estão a implantação de inspetorias regionais e a ampliação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com o projeto Cisp 2.0.


“Ao longo dos últimos anos, a Guarda passou por uma grande transformação, com avanços no efetivo, na estrutura, na formação, na frota e nas condições de trabalho. A instituição cresceu não apenas em número, mas também em qualidade, sem abrir mão da formação cidadã e da qualificação. Aos novos guardas, reforço que vestir esse uniforme é assumir um compromisso com a população. É preciso atuar com ética, equilíbrio e respeito, valorizando a proximidade com a comunidade, a prevenção e o diálogo. A confiança do cidadão é uma das principais ferramentas da segurança pública e é construída diariamente”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

O inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Paulo Brito, deu as boas-vindas aos novos agentes e ressaltou a responsabilidade que acompanha o ingresso na corporação.

“Hoje é um dia muito especial para a Guarda Municipal de Niterói e, principalmente, para os 87 homens e mulheres que iniciaram essa nova etapa. A convocação demonstra uma decisão clara de fortalecer a Guarda, a segurança e a proteção da população. A partir de agora, vocês não estão apenas começando um curso, mas uma missão de servir, proteger e cuidar. O uniforme que irão vestir é um símbolo da confiança do cidadão, e esperamos que sejam profissionais de caráter, disciplina, equilíbrio, coragem e respeito pela população”, afirmou Paulo Brito.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Felipe Ordacgy, falou sobre o papel dos agentes na política de segurança pública e a importância da integração entre as diferentes forças.

 “Hoje, Niterói recebe novos homens e mulheres que escolheram a missão de proteger e servir. Segurança pública moderna se faz com presença, prevenção, inteligência, tecnologia e integração. A Guarda Municipal está próxima das pessoas, nas ruas, nas escolas, nas praças e nos bairros, e esses novos agentes chegam para fortalecer ainda mais esse trabalho. Nenhuma tecnologia substitui o preparo, o equilíbrio e a humanidade de quem está na ponta. A confiança da população não se impõe: ela é conquistada todos os dias”, disse Felipe Ordacgy.

Também participaram da cerimônia o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Binho Guimarães; o subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Andrade; as secretárias municipais de Direitos Humanos, Cláudia Almeida, e de Administração, Rúbia Secundino; o presidente da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), Antônio Lourosa; o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento; o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira; e a coordenadora de Acessibilidade, Camila Rodrigues.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support