
Prefeitura reforça instalação de papeleiras e prevê 3 mil novas unidades em Niterói
A Prefeitura de Niterói intensificou a instalação de novas papeleiras em diferentes bairros do município. A ação contempla todas as regiões da cidade, com prioridade para locais de grande circulação, como as avenidas Amaral Peixoto e Visconde do Rio Branco, no Centro.
Até o fim deste ano, a previsão é de que a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) instale 3 mil novas papeleiras na cidade. Os equipamentos têm capacidade para 50 litros e são destinados ao descarte de pequenos resíduos, como papéis, copos descartáveis e guimbas de cigarro.
Produzidas com material mais resistente, as novas papeleiras oferecem maior durabilidade e facilitam a conservação dos equipamentos. A renovação também permite substituir unidades danificadas pelo desgaste natural ou por atos de vandalismo.
Segundo o presidente da Clin, Acílio Borges, a iniciativa busca ampliar a disponibilidade dos equipamentos e reforçar o cuidado com os espaços públicos.
“Estamos ampliando a instalação e, ao mesmo tempo, substituindo equipamentos que foram danificados ou sofreram desgaste ao longo do tempo. É um trabalho permanente de cuidado com a cidade, mas que também depende da colaboração da população. Preservar as papeleiras é preservar o patrimônio público e contribuir para uma Niterói mais limpa e organizada”, ressaltou Acílio Borges.
Além da instalação dos novos equipamentos, a Clin mantém ações de conscientização para incentivar o descarte correto de resíduos e a preservação do patrimônio público.
As papeleiras são destinadas a pequenos resíduos produzidos durante a circulação pelas ruas e não devem ser utilizadas para o descarte de lixo domiciliar ou de grandes volumes.
Moradores que presenciarem atos de depredação do patrimônio público podem entrar em contato com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) pelo número 153.
Foto: Divulgação




