Prefeitura de Niterói realiza feira de adoção de animais neste sábado

Campanha acontece no Horto do Barreto e faz parte da programação do mês do Meio Ambiente das escolas da Rede Municipal de Educação

A Prefeitura de Niterói realiza, neste sábado (26), às 10h, a feira de adoção responsável de cães e gatos, “Adotar É o Bicho!”, no Horto do Barreto, na Zona Norte de Niterói. Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação faz parte da programação do mês do Meio Ambiente das escolas da Rede Municipal de Educação de Niterói.

Durante o mês de junho, os alunos participaram de diferentes atividades sobre a importância da proteção do meio ambiente e do cuidado com os animais. A partir da contação de história com o livro “As aventuras de Sam”, conheceram as peripécias de Sam e seu melhor amigo, o seu cachorro adotado. As crianças também participaram da oficina do CCPAD “Essa Escola é o Bicho!”, onde aprenderam brincando sobre proteção animal e a importância de ter um animalzinho.

“O retorno às aulas presenciais está acontecendo de maneira gradual e com muito cuidado com a saúde mental e física das crianças. Estamos realizando muitas atividades de acolhimento e educativas que vão além da sala de aula. Depois dos alunos aprenderem sobre a importância do cuidado com os animais, agora as famílias vão poder conhecer alguns pets e adotar um bichinho, de forma responsável”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Wu.

A feira “Adotar É o Bicho!”  levará cães e gatos resgatados das ruas para o Horto do Barreto, das 10h às 13h. Todos os animais são castrados e vacinados. Os protocolos sanitários de combate à Covid-19 serão seguidos. Nos últimos quatro anos de campanha, mais de 1.500 animais foram adotados.

“Estivemos nessa semana com o jogo ‘Esta Escola é o bicho!’ em algumas escolas da cidade, levando os direitos dos animais de forma lúdica para as crianças. Para finalizar, iremos realizar a campanha de adoção de animais neste sábado”, disse Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal.

Os requisitos para adotar um animal são: ser maior de 18 anos, apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência e fazer uma entrevista com o protetor responsável pela adoção.

Programação de lives – Dando continuidade ao calendário de lives, nesta sexta-feira (25) acontece o Clube de Leitura da Biblioteca Popular Anísio Teixeira, que vai debater a obra “Papéis avulsos”, de Machado de Assis, via Google Meet (inscrição: encurtador.com.br/mCDV2). No mesmo dia, a partir das 18h, ocorre a homenagem aos 100 anos do nascimento de Zuzu Angel. Para participar do evento, uma parceria entre a Biblioteca Popular Cora Coralina e o Solar do Jambeiro, é preciso se inscrever pelo link cutt.ly/qn2Kf3m. Já no sábado (26), às 16h, a Biblioteca Popular Anísio Teixeira promove a conversa com escritora Fernanda Belém, autora dos livros “Louca por você” e  “Ah, o verão!”. É necessário enviar um e-mail para bibpanisio@educacao.niteroi.rj.gov.br solicitando o link de acesso.

No próximo dia 1º de julho, às 17h, o Memorial Roberto Silveira apresenta a palestra “Literaturas Africanas em Sala de Aula: águas de lá e de cá”, transmitida no Facebook “Educação Niterói”, com Shirlei Victorino, professora e mestre em Literaturas Africanas pela Universidade Federal Fluminense. Já no dia 7 de julho, às 15h30, será realizada pela Coordenação de Educação na Diferença a Roda de Conversa sobre “Currículo, Feminismo Negro e Literatura Aquilombar para educar”. O link para se inscrever e participar do evento, que terá como convidada a professora e mestra  Luciane Silva, é: https://forms.gle/Zz8QBsARsydFLiWt5.