Defesa Civil de Niterói participa de visitas técnicas com representantes da Marinha e do Cemaden

Objetivo dos encontros é fomentar ações de prevenção e mitigação voltadas à minimização de incidentes e desastres naturais que possam afetar o município

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói participou, esta semana, de duas visitas técnicas com instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada. Na terça-feira (6), uma equipe da Defesa Civil esteve no Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil. Na quarta-feira (7), foi a vez da sede do órgão niteroiense receber a visita de representantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ).

No Centro de Hidrografia da Marinha, a equipe de Niterói conheceu as ferramentas de trabalho, modelos meteorológicos e como são feitas as previsões do tempo na instituição. O comandante Marcelo Reis, diretor do Centro de Hidrografia, destacou que as competências da unidade, como mapeamento e verificação de previsões ambientais e oceanográficas, podem contribuir de forma efetiva com o Gabinete de Gestão Integrada, facilitando o acesso às informações para cada um dos órgãos envolvidos. E, em caso de emergência, contribuir para minimizar os efeitos de desastres no município.

Na quarta-feira (7), a Defesa Civil de Niterói recebeu a visita técnica do tenente-coronel Anthony Barrera, diretor do Cemaden-RJ, que estava acompanhado da equipe de programadores do órgão.

“Nós tivemos a chance de compartilhar conhecimentos sobre as ferramentas de trabalho, sistemas de captação, organização e gerenciamento de dados, além de modelos meteorológicos e como são feitas as previsões do tempo. É um encontro importante para fomentar ações de prevenção e mitigação voltadas à minimização de incidentes e desastres naturais que possam afetar o município”, explicou a diretora do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil de Niterói, Nathália Moura.

Essa integração faz parte do que prevê a Política Municipal de Defesa Civil, sancionada em 2020, que coloca a Secretaria na coordenação do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.