Alunos do Parque Esportivo do Caramujo conquistam primeiras medalhas em competições esportivas

As crianças e jovens que participam dos projetos do Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC) conquistaram sete medalhas nas modalidades de salto em distância, arremesso de peso e corrida 80 metros rasos no festival de atletismo sub 13, sub 15 e sub 17, que aconteceu na Vila Olímpica de Duque de Caxias, durante o festival de atletismo, sub 13, sub 15 e sub 17, na última sexta-feira (09). Essa foi a primeira competição dos alunos do Parque, inaugurado pela Prefeitura de Niterói no ano passado.

Os medalhistas foram Thayná Gomes (ouro – arremesso de peso); Rafaelle Wetzel Deodato (bronze – salto em distância); Maria Gabriela Vital (bronze – 80 metros rasos); Noemi da Silva (prata – salto em distância); Luana Santos (prata – salto em distância); Lideane Carvalho (bronze – arremesso de peso); e Maria Eduarda Boutto (prata – Arremesso de Peso).

“O projeto é hoje uma mola propulsora da transformação social educacional no bairro, está sendo uma quebra de paradigma, gerando oportunidades jamais imaginadas pelos nossos alunos. Temos certeza que, em médio prazo, transformaremos a história de diversas pessoas e, no longo prazo, o bairro será outro e teremos jovens nos representando mundo a fora. Este trabalho esportivo e social no Caramujo é fundamental para criarmos uma nova perspectiva nesta população”, explica Oto Bahia, administrador Regional do Fonseca e do Parque.

Atualmente, mais de 500 pessoas estão inscritas nas diversas atividades esportivas, sociais e de promoção da saúde do Parque do Caramujo, que são todas gratuitas e seguem os protocolos sanitários. O Parque procura difundir os valores esportivos, disciplinares, inclusivos e humanitários, associados a práticas que incluam e potencializam as famílias através de uma atenção global às necessidades apresentadas. A ideia é que o PESC seja um polo de geração de oportunidades para o bairro do Caramujo e toda a cidade.

O PESC conta com modalidades esportivas como: tiro com arco, badminton, levantamento de peso olímpico (LPO), luta greco-romana, atletismo, entre outros esportes olímpicos. Também são oferecidas aulas de ginástica funcional para a terceira idade, dança, educação ambiental, Muay Thay, além de atendimento social.

Para se inscrever, é preciso ser morador do Caramujo ou adjacências e procurar a secretaria do Parque que funciona das 8h às 17h, munido da certidão de nascimento e documento do responsável. Atualmente, o espaço está funcionando com turmas menores para respeitar o distanciamento entre os alunos.