Seconser fará melhoria técnica em iluminação dos túneis Roberto Silveira e Raul Veiga

Trabalho no túnel inclui, ainda, limpeza e melhoria nas paredes, reparo nas calçadas e no guarda corpo

As obras no túnel Roberto Silveira (Icaraí-São Francisco) seguem avançando. Além do trabalho da Emusa, que prevê a recuperação e limpeza das abóbadas, a verificação das estruturas e a perfuração para instalação de grampos tirantes com tela e jateamento em concreto, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) também fará ações pontuais na iluminação da galeria.

De acordo com a Seconser, será feita a substituição de 60 luminárias que receberão lâmpadas de LED no túnel Roberto Silveira. E no túnel Raul Veiga (São Francisco-Icaraí), haverá uma melhoria técnica nas 256 luminárias. Para isso, será feito um teste luminotécnico para avaliar a quantidade de luz que chega às pistas e ajustar a potência, medida que contribuirá para acabar com as sombras.

“Vamos modernizar a iluminação no túnel Roberto Silveira e no Raul Veiga com melhorias técnicas, em conjunto com a obra emergencial”, afirma a secretária municipal de conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, ressaltando que o trabalho no túnel inclui, ainda, limpeza e melhoria nas paredes e revestimentos, reparo nas calçadas e no guarda corpo.

As intervenções começaram no dia 19 de julho e, com isso, houve alteração no trânsito em algumas vias de Icaraí. As obras acontecem de madrugada e, durante o dia, os túneis continuam abertos ao trânsito com duas faixas liberadas ao tráfego de veículos. Somente após o término da obra no túnel Roberto Silveira será iniciado o trabalho no Raul Veiga.

A NitTrans está fazendo toda a sinalização e a interdição dos trechos em obras e conta com operadores nas ruas para orientar os motoristas sobre os desvios necessários. A interdição do túnel Roberto Silveira acontece entre 21 horas e 6 horas. Os desvios são realizados apenas no horário da obra, com o objetivo de evitar transtornos no trânsito durante o dia.

O túnel Roberto Silveira é o acesso de quem está em Icaraí e deseja seguir para São Francisco. A galeria está localizada entre a rua Lemos Cunha e a Estrada Leopoldo Fróes. Durante as obras, o desvio do trânsito está sendo feito pela Estrada Fróes. Os motoristas que estiverem na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres devem acessar a Estrada Fróes. E para quem estiver na Rua Joaquim Távora e adjacências, é preciso retornar na Rua Lemos Cunha, que está operando em mão dupla, e seguir para a Avenida Ary Parreiras.

“Operadores da NitTrans estarão posicionados em pontos estratégicos para garantir a fluidez do trânsito durante todo o período de obras. Durante o dia, será feita fiscalização para garantir a proibição de estacionamento na Estrada Fróes”, explica o presidente da NitTrans, Gilson Souza, ressaltando que as interdições e desvios são monitorados pelo Centro de Controle Operacional, em apoio aos 50 operadores que trabalham na operação.

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, enfatiza que a previsão é que todo o trabalho seja feito em cinco meses. No túnel Roberto Silveira, a expectativa é que as equipes realizem os serviços em um período de até dois meses. Terminando esta galeria, será iniciada a intervenção no Raul Veiga, que deve durar aproximadamente de três a quatro meses.

Quando as obras começarem no túnel Raul Veiga, que está localizado entre as Avenidas Quintino Bocaiúva e Roberto Silveira, e é o acesso para os motoristas que estão em São Francisco e seguem em direção a Icaraí, o desvio será feito com a implantação de faixa reversível com dois sentidos no túnel Roberto Silveira.

Neste sistema, os motoristas que estiverem na Avenida Quintino Bocaiuva irão acessar à esquerda a faixa reversível sentido túnel Roberto Silveira. Aqueles que estiverem na Rua Presidente Roosevelt deverão seguir até acessar a faixa reversível sentido túnel Roberto Silveira. Na saída da reversível, os motoristas deverão acessar a Rua Lemos Cunha, depois a Rua General Silvestre Rocha e, em seguida, a Avenida Roberto Silveira.