Sem novas remessas do governo federal, Niterói suspende aplicação da segunda dose da AstraZeneca nesta sexta-feira

Cidade chegou a 45% da população adulta com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo

A Prefeitura de Niterói vai suspender a vacinação da segunda dose com AstraZeneca nesta sexta-feira (6). O município vem recebendo poucas doses da vacina contra a Covid-19 nos últimos repasses do Ministério da Saúde. A vacinação da segunda dose nas pessoas que tomaram AstraZeneca será retomada nos próximos dias com a estimativa de chegada de nova remessa enviada pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. A aplicação da segunda dose de CoronaVac e Pfizer segue normalmente na cidade.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura nesta quinta-feira (5), o prefeito de Niterói, Axel Grael, frisou a importância da chegada de novas remessas para dar continuidade à imunização.

“Nós estamos cobrando do Ministério da Saúde o repasse das remessas de AstraZeneca para regularizarmos a segunda dose da vacina. Esperamos poder retomar, o mais rápido possível, a aplicação desse imunizante naqueles que já começaram o esquema vacinal”, pontuou.

O município alcançou a marca de 45% da população adulta com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Já são mais de 188 mil com as duas doses ou a dose única do imunizante. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que mais de 357 mil pessoas já receberam ao menos uma dose, o que representa 87% da população maior de 18 anos.

“Seguimos bastante adiantados no calendário, com grande esforço logístico e de conscientização sobre a importância da vacinação. Temos uma cobertura de primeira e segunda dose muito significativas, porque a população aderiu ao chamado e está comparecendo aos postos. Mas sem a chegada de novas remessas, precisamos suspender a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. A Prefeitura segue aplicando a primeira e segunda dose de Pfizer e CoronaVac”, afirmou.

Niterói prossegue com a imunização da primeira dose da população geral a partir de 25 anos, nesta sexta-feira (6), mantendo dois dias por idade. O município segue, também, a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos.

A imunização acontece em 10 pontos distribuídos pelo Município, com entrada liberada das 8h às 16h, e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Para as gestantes, lactantes e puérperas, a imunização ocorre em três locais: Policlínica Regional Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (São Lourenço) e Policlínica Regional de Itaipu.

Programas sociais – Durante a transmissão ao vivo, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, informou o cronograma de recarga dos cartões para o pagamento dos benefícios sociais em agosto.

Para as famílias inscritas no CadÚnico, a recarga será efetuada nos dias 10, 11 e 12.  No dia 10, para pessoas com nomes iniciados de A até F. No dia 11, para quem tem nome iniciado de G até M, e no dia 12, para iniciais de N até Z.

Nos dias 13 e 14, será a vez do pagamento para as famílias de alunos da rede municipal que não estão inscritas no CadÚnico. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z.

Os profissionais inscritos no Busca Ativa, que inclui categorias como vendedores ambulantes regularizados, artesãos, trabalhadores da economia solidária, catadores de recicláveis, produtores agroecológicos, entre outros, terão a recarga efetuada no próximo dia 15.