Niterói reforça vacinação contra a gripe

A vacina está disponível em policlínicas, módulos do Médico de Família e Unidades Básicas de Saúde. Idosos acamados podem ser imunizados em casa depois de agendamento online

A Prefeitura de Niterói está disponibilizando a vacina contra a gripe (Influenza) em todas as Policlínicas Regionais, nos módulos do Programa Médico de Família e nas Unidades Básicas de Saúde para que as pessoas não precisem fazer grandes deslocamentos em busca da imunização. A aplicação das doses acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas salas de imunização das unidades de saúde. Com isso, o posto volante do Teatro Municipal foi desativado.

A vacina é destinada a toda a população a partir dos 6 meses, até quando houver doses. Até o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizadas em Niterói 151.567 pessoas. Desse total, 67.428 são idosos, 18.052 são crianças e 10.791 são trabalhadores da área de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 19 de abril. A meta do município é alcançar 200 mil pessoas vacinadas este ano. É importante lembrar que deve haver um intervalo de 14 dias entre a vacinação da gripe e a imunização contra a Covid-19.

Idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção severa que fazem parte do grupo prioritário podem agendar a vacinação contra a gripe através do link www.bit.ly/acamadosgripeniteroi para receber a vacina em casa. Basta fazer o cadastro no endereço eletrônico preenchendo um questionário informando nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, destacou a importância da vacinação contra a gripe.

“A imunização contra a gripe Influenza é fundamental, pois evita complicações que levam a internações e mortes, e colabora para desafogar a rede de saúde. Procure um dos postos para receber a dose o quanto antes, respeitando os 14 dias de intervalo para a vacina contra a Covid-19”, pontuou o secretário.

A doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.

Documentos – Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem: trabalhadores da Saúde ou da Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, o cartão de vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, a identidade; pessoas com doenças crônicas (a partir de 5 anos de idade), a solicitação médica, com indicação da doença; as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

 Confira os locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional de Piratininga; Policlínica Regional do Largo da Batalha e Policlínica Regional da Engenhoca.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca

Programa Médico de Família (PMF) por regionais: Região Oceânica – Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Engenho do Mato, Maravista e Várzea das Moças. Praias da Baía – Alarico, Jurujuba, Martins Torres, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viradouro, Palácio, Ponta D’areia, Vital Brazil. Norte 1 – Caramujo, Jonathas Botelho, Morro do Céu, Teixeira de Freitas, Viçoso Jardim e Boavista. Norte 2 – Baldeador, Coronel Leôncio, Ilha da Conceição Leopoldina, Maruí, Marítimos, Nova Brasília, Vila Ipiranga. Pendotiba – Atalaia, Badu, Cantagalo, Grota I, Grota II, Ititioca, Maceió, Matapaca e Sapê.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support