Prefeitura de Niterói e OAB assinam cooperação para ações de integridade no setor público e privado

A Prefeitura de Niterói e a OAB Niterói assinaram, nesta segunda-feira (16), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações de fomento à integridade e compliance no setor público e privado. O termo foi intermediado pela Controladoria-Geral e a Procuradoria Geral do Município de Niterói, e está inserido no âmbito do Programa de Integridade – Previne Niterói. 

Através do acordo, a Prefeitura pretende disseminar diretrizes e a cultura de Integridade e Compliance com o propósito de estabelecer uma cadeia de fornecedores mais íntegra, transparente e ética. Também são premissas da cooperação, a capacitação de agentes públicos e privados a respeito das leis aplicáveis, boas práticas nacionais e internacionais sobre Integridade e Compliance nos respectivos setores e o fortalecimento da atuação dos agentes públicos e privados para a aplicação e o exercício das diretrizes de Integridade e Compliance na cidade.  

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a cidade vem modernizando a administração pública e sua regularidade das rotinas para que o trabalho ocorra de forma correta e atenda aos anseios da população.

“O acordo que firmamos hoje é uma medida de maturidade administrativa e de maturidade como sociedade. A Prefeitura de Niterói está aperfeiçoando os métodos administrativos e fazendo com que nossa cidade seja mais transparente e auditável, o que aumenta a confiança da sociedade na administração municipal. Vamos preparar nossas equipes para que todos aqueles que se relacionam com a administração pública estejam bem preparados para que esse fluxo funcione bem”, pontuou.

Axel Grael também assinou o Decreto Municipal de regulamentação do Plano de Integridade no âmbito das pessoas jurídicas de direito privado que vierem a contratar com o Município.

“Essas iniciativas são novas movimentações da Prefeitura no intuito de ampliar a transparência das atividades públicas, disseminar a cultura da integridade no município e fortalecer as boas práticas de compliance nas organizações da cidade”, enfatizou a controladora-geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino.

O presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, destacou que o termo de cooperação amplia os princípios de transparência e credibilidade nos processos administrativos de Niterói.  

“Tenho certeza que o dia de hoje é de uma grande virada para quem estuda, admira e precisa da administração pública. Não há mais espaço na sociedade para processos irregulares e que não tragam em seu bojo a transparência. Consolidaremos na cidade a eficiência, transparência, tudo que o povo de Niterói precisa e acredita. É assim que se faz gestão pública”, disse.

Através do acordo, serão divulgados materiais sobre Integridade e Compliance para agentes públicos e pessoas jurídicas de direito privado que trabalhem com a Prefeitura de Niterói.

“Esse acordo vem de encontro aos anseios sociais, que exige da administração a celeridade e correção em seus processos. Estamos promovendo uma cultura de pequenos reparos para evitar grandes defeitos, fomentando, assim, a melhoria da qualidade de vida como um todo na sociedade”, afirmou o procurador geral do município, Michell Maron. 

O Previne Niterói é um plano que enfatiza o objetivo da gestão municipal em intensificar ainda mais a importância da cultura da integridade na administração pública. O plano apresenta um conjunto sistematizado de mecanismos e procedimentos que objetivam a redução de fraudes, irregularidades e desvios éticos e de condutas, além de aumentar a transparência e os canais de comunicação com a sociedade.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support