Niterói participa do lançamento do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, nesta quarta-feira (25), do lançamento do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e demais Procedimentos de Controle Ambiental (Selca). O novo sistema foi criado pelo decreto estadual nº 46.890/2019 e tem como objetivo acelerar e garantir a maior eficiência nos processos de licenciamento para atividades de baixo impacto ambiental, com redução, em alguns casos, de cinco meses para três dias, o que garante agilidade e contribui para a retomada do desenvolvimento econômico do estado. A expectativa é dar mais celeridade nos processos e maior controle das atividades licenciadas.
 
“É muito importante a iniciativa de modernização e simplificação dos processos de licenciamento sem perder o rigor da análise ambiental”, ressalta o prefeito Axel Grael.
 
O objetivo é que o Selca simplifique os procedimentos administrativos com foco na maior efetividade da tutela ambiental, com base nas práticas internacionais. O sistema especifica uma série de instrumentos de licenciamento e controle ambiental que leva em conta indicadores de desempenho do empreendimento ou atividade, estratégias previamente estabelecidas, além dos riscos e impactos envolvidos no empreendimento ou atividade.
 
Entre as mudanças estabelecidas pelo Selca estão o fim da regra do licenciamento trifásico obrigatório para as atividades de significativo impacto (Licença Prévia; Licença de Instalação; e Licença de Operação) e a inclusão de outros novos instrumentos de licenciamento e de controle ambiental, como a Licença Ambiental Unificada (LAU) e a Licença Ambiental Comunicada (LAC).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support