Niterói inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos

Prefeitura quer reforçar a imunidade dos maiores de 60 anos por causa do avanço variante Delta

Niterói tornou-se nesta sexta-feira (27) a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. A imunização começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Esses idosos são do primeiro grupo a receber a vacina em janeiro deste ano.

Quando iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Niterói priorizou os profissionais de saúde da linha de frente contra a doença e os idosos mantidos por instituições de longa permanência. A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras niteroienses a receber a primeira dose do imunizante.

Nesta sexta-feira (27), a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve na Casa de Amparo Santo Antônio, no bairro Vital Brazil, para imunizar os primeiros idosos com a terceira dose. Segundo a SMS, nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos vão receber o reforço. Em setembro a vacinação será ampliada para os demais idosos da cidade, com o uso da vacina da Pfizer, após recebimento da remessa da vacina pelo Ministério da Saúde (MS) para a aplicação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a medida visa a conter os efeitos da variante Delta que tem se espalhado intensamente no Brasil, tendo como epicentro o Rio de Janeiro.

“Estudos têm demonstrado a importância do reforço da vacinação nos idosos, já que após seis meses há uma redução da imunização deste grupo. Essa dose de reforço aumenta a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção nesse momento em que a Delta ainda está circulando” destacou o secretário.

Maria Augusta do Vale, de 99 anos, foi uma das primeiras dos 31 idosos que receberam a terceira dose na Casa de Amparo Santo Antônio, no Vital Brazil. Emocionada, ela deixou um recado para quem ainda não se vacinou.

“Peço a vocês que tomem a vacina, não tenham medo. Essa é a nossa salvação para ficar por mais tempo aqui. Eu já tenho 99 anos e não tive nenhum problema em me vacinar, já estou na terceira. Eu sinto muito que ainda tenham pessoas que não tomaram nem a primeira dose”, disse Maria Augusta.

Adolescentes – A Prefeitura de Niterói deu sequência à vacinação de adolescentes contra a Covid-19 nesta sexta-feira (27). Foi a vez dos jovens de 16 anos. No sábado, a mesma faixa etária poderá ir aos postos de vacinação. A meta da prefeitura é chegar em 10 de setembro com todos os 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para a vacinação, imunizados com pelo menos a primeira dose.

A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer. Segunda (30), terça (31) e quarta-feira (01) estarão sendo vacinados adolescentes com 15 anos.

Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A meta do município é alcançar a maior cobertura possível de sua população. Até o momento, Niterói já vacinou 399.765 mil pessoas com a primeira dose, o que significa 97,5% da população acima de 18 anos e 77% da população geral. Mais de 232.600 mil niteroienses possuem o esquema vacinal completo com as duas doses ou a vacinação em dose única, que representa 56% população acima de 18 anos e 45% população geral.

Repescagem – Com a chegada da campanha de vacinação a toda a população com mais de 18 anos, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.