Aplicativo vai agilizar agendamento de castração de animais domésticos em Niterói

Plataforma será lançada nesta sexta-feira (3) e também terá galeria de animais para adoção

Setembro começa com uma grande novidade que vai facilitar a vida de quem precisa castrar animais domésticos. Nesta sexta-feira (3), será lançado o aplicativo Niterói Animal, desenvolvido pelo Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais da Prefeitura de Niterói. Na plataforma será possível agendar cirurgias e também adotar cães e gatos.

Os agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 10, às 10h, quando a Coordenadoria iniciará a campanha Setembro e Outubro Felino, na qual serão disponibilizadas 500 vagas para esterilização somente de gatos (250 para machos e 250 para fêmeas).

Entre as funcionalidades, o aplicativo, que estará disponível para baixar nas lojas do Google e da Apple, permitirá o agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário.

Após instalar o aplicativo, o usuário faz o cadastro na plataforma para ter acesso à área de agendamento de castrações. O app também terá uma galeria de fotos de animais que estão disponíveis para adoção, com informações detalhadas sobre os bichinhos. Os interessados podem acessar e fazer contato direto com os protetores responsáveis pelos animais.

O dispositivo será, ainda, uma ferramenta importante para o município alimentar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados totais, por espécie e gênero, idade e bairro de residência dos tutores.

“O aplicativo veio para modernizar e agilizar o processo de inscrições de castração. Inicialmente também teremos informações de adoção e, em breve, serão disponibilizadas mais funcionalidades para ajudar na proteção animal de Niterói, como por exemplo a divulgação de animais desaparecidos com localização. Temos que usar a modernidade a nosso favor”, explica o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira.

O sistema só poderá ser usado por moradores de Niterói. No momento do cadastro, haverá checagem do CEP junto aos Correios.

Mais de 10 mil castrações em 4 anos

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal é responsável pelo Centro de Controle de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, que completou 4 anos em agosto e já realizou mais de 10 mil cirurgias de castração desde o início de suas atividades.

A política de proteção animal da Prefeitura de Niterói também conta, desde 2020, com o Castramóvel, unidade volante que atende nos bairros. Na unidade móvel, mais de 1 mil esterilizações de cães e gatos foram realizadas.

A Coordenadoria iniciou estudos para implantação, em 2022, de dois módulos fixos de castração em duas regiões da cidade.