Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em Niterói

A Prefeitura de Niterói comemorou, nesta terça-feira (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com ações em vários pontos da cidade. A data leva a uma reflexão sobre a importância da inclusão social na sociedade e no meio corporativo de pessoas com deficiência e tem como objetivo conscientizar os brasileiros sobre a importância do desenvolvimento igualitário e inclusivo e foi criada por movimentos sociais, em 1982, e instituída por lei 23 anos depois, em 2005.

A Secretaria Municipal de Acessibilidade esteve no Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), no Plaza Shopping, emitindo cartões de estacionamento para pessoas com deficiência, em uma parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) de Niterói. O projeto Secretaria de Acessibilidade Itinerante também fez parte da programação e esteve no balcão de informações turísticas da Praça Araribóia, no Centro, em parceria com a Neltur. Além disso, a Secretaria levou vans usadas no transporte ponto a ponto para que a população saiba como funciona o serviço de transporte para pessoas com deficiência em Niterói em um veículo totalmente adaptado para essa função.

A Coordenação de Educação Especial da Secretaria e Fundação Municipal de Educação promoveu uma mostra de material pedagógico adaptado e tecnologia assistiva para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento apresentou materiais elaborados a partir dos princípios da Tecnologia Assistiva como livros em Braille e em alto relevo para alunos cegos, surdocegos e com baixa visão. A exposição ainda contou com projetos dinâmicos e interativos, que foram adaptados para abordar as disciplinas educativas e temas relevantes como a importância da alimentação saudável e da reciclagem. Aberta para todos os alunos, professores e funcionários da Rede Municipal de Niterói, a Mostra recebeu os convidados com palavras acolhedoras e um intérprete de libras para traduzir os diálogos, prezando pela inclusão e por um ambiente escolar democrático.

No domingo, como parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura vai inaugurar no Parque da Cidade mais uma trilha acessível, parte do projeto EcoTur sem Barreiras, que possibilita que pessoas cadeirantes e com dificuldade de locomoção possam participar de trilhas ao ar livre a aproveitar um pouco da natureza da cidade.

Ainda no calendário de eventos para este mês, está prevista a Roda de Conversa sobre “Sexualidade: Vivências e Processos Subjetivos”, no dia 28. O encontros será transmitido, às 14h, no canal do Youtube da Assessoria Educação Especial, no link: https://bit.ly/3hpLfF5.