Niterói ganha a segunda trilha acessível no Parque da Cidade



 Pessoas cadeirantes e com dificuldade de locomoção têm mais uma opção de lazer ao ar livre em Niterói: a Trilha do Platô, na área do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), foi adaptada para passeios em uma cadeira de rodas especial, levada por voluntários e funcionários do parque. A trilha, que foi disponibilizada pela Prefeitura, neste domingo (26), para esse tipo de atividade, integra o projeto EcoTur sem Barreiras. Em maio deste ano, a trilha do Bosque dos Eucaliptos, também na área do parque, se tornou acessível. Os passeios são gratuitos e acontecem duas vezes por mês, saindo do Centro de Visitantes do Parque da Cidade, em São Francisco. As inscrições podem ser feitas pelo site www.visit.niteroi.br/niteroiecotur.

O programa é realizado pela Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Acessibilidade e o Clube Niteroiense de Montanhismo. Os trilheiros que têm dificuldade de locomoção serão conduzidos pelas equipes na cadeira especial Juliette.

A trilha do Platô tem um grau de dificuldade um pouco maior que a trilha do Bosque dos Eucaliptos. O total do percurso (ida e volta) é de 3,26 km. A trilha está sendo preparada para ser totalmente acessível: além do uso da cadeira de rodas especial, o local receberá sinalização em Braile para leitura dos deficientes visuais e QR codes que, lidos pelo celular, darão acesso à um guia virtual narrado em libras, voltado para deficientes auditivos.

Moradora do Fonseca, Natália Braga tem 31 anos e nasceu com paralisia cerebral. Ela foi a primeira participante do passeio na trilha do Platô e sorria a cada curva e parada nos pontos de observação. Pai de Natália, o eletricista Wilton da Silva não escondeu a alegria com a possibilidade da filha fazer o passeio.

“Para ela é muito importante ter esse tipo de acesso, de oportunidade, para se sentir acolhida e integrada a sociedade”, disse.    

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, informa que a Prefeitura está investindo cada vez mais no potencial natural da cidade com seus parques e as paisagens naturais, para que Niterói assuma cada vez mais sua vocação de um turismo eco- sustentável.

“O projeto Ecotur Sem Barreiras, além de oferecer aos niteroienses, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas da cidade, gratuitos, possibilita também aos cadeirantes esta experiência única de vivenciar a natureza, através das trilhas do Parque da Cidade”, frisa Paulo Novaes.

A secretária municipal de Acessibilidade, Jennifer Lynn Bastiani, aponta que a iniciativa ajudará na inclusão e bem-estar da pessoa com deficiência.

“Essa trilha viabiliza que pessoas com deficiência possam desfrutar da natureza, com seus familiares e amigos, promovendo a socialização e a saúde mental que todos nós necessitamos. Sabemos que o turismo adaptado também irá fomentar o comércio e o setor hoteleiro dentre outros setores da economia no nosso município”, ressalta a secretária.

Sthefani Maia é presidente do Clube Niteroiense de Montanhismo e destaca a dedicação das equipes.

“É muito importante termos esses dois espaços no Parnit para a realização desse projeto de trilhas acessíveis. É muito gratificante ver a satisfação das pessoas que podem desfrutar do passeio e que se integram com outros visitantes”, afirmou Sthefani, que é uma das voluntárias que faz o revezamento na hora de carregar a cadeira especial.

Durante o trajeto feito neste domingo, que durou quase duas horas, o gestor de trilhas de Niterói, Alex Figueiredo, orientou os visitantes e contou a história do local.

“Na Trilha do Platô, o visitante pode observar, de um lado, a vista da Lagoa de Piratininga, do outro uma extensa área verde e ao fundo, bem distante, a silhueta da Ponte Rio-Niterói”, explicou.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support