Inscrições abertas para cursos na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca da Prefeitura de Niterói

A Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca está com inscrição aberta para os Cursos de Informática Básica e Robótica com Lego. A unidade retomou as atividades presenciais em setembro, depois de um período de aulas remotas por causa da pandemia da de Covid-19. Os cursos agora funcionam em sistema híbrido, com atividades presenciais às segundas, quartas e sextas-feiras e online às terças e quintas-feiras. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://plataformadigital.niteroi.br/.

Em visita a Plataforma, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que os cursos oferecidos pela Plataforma Urbana Digital representam uma oportunidade de profissionalização para os jovens.

“Esse é o caminho para abrir janelinhas de interesse na cabeça dos jovens. Cada uma das atividades oferecidas na Plataforma é uma perspectiva de avanço, evolução e oportunidade profissional. Isso aqui é o futuro do mercado de trabalho. Essas atividades de tecnologia da informação, robótica e outras que são oferecidas aqui representam hoje a quinta atividade mais importante da economia de Niterói e a que mais cresce. Então, estamos abrindo um mundo de oportunidades para eles”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Caio Viana, fez um balanço das atividades da plataforma, destacando que esta é um grande equipamento de inclusão social associado a uma educação tecnológica para sociedade: “Ela traz cursos de desenvolvimento de sistemas, de robótica, de automação residencial e industrial, além de curso de pilotagem de drone comercial e o espaço da área game”, analisou Caio.

O secretário antecipa que, para o próximo ano, a novidade será  a oferta do primeiro curso público gratuito de Blockchain: “Essa tecnologia vem revolucionando vários setores e a gente vai oferta-la aqui, levando educação para população em uma área que vai gerar muito emprego, oportunidades de desenvolvimento tanto pessoal como de negócios. Além disso, é uma área que está dentro do plano de retomada de desenvolvimento econômico da cidade”, reforçou.

Desde a sua inauguração, em 2018, a PUD já aprovou quase 6 mil alunos em diversos cursos. Atualmente, a plataforma conta com 7311 cadastros de alunos. A Plataforma on-line registra mais de 700 alunos matriculados nos 31 cursos oferecidos até o momento.

Plataforma Urbana Digital – É um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e universalização do acesso às novas tecnologias e inovação. A PUD oferece cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica, promove atividades com jogos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas e outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital e maker. A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), propondo um aprendizado mais significativo e envolvente. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.