Passeio Ciclístico Outubro Rosa percorre Centro e orla da Zona Sul de Niterói

Cerca de 120 pessoas participaram da pedalada

A orla de Niterói foi palco, neste sábado (30), do Passeio Ciclístico Outubro Rosa, uma iniciativa com apoio da Prefeitura de Niterói para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O prefeito Axel Grael fez parte das cerca de 120 pessoas que participaram do trajeto, saindo da ciclovia da Avenida Marquês do Paraná e terminando na Praça do Rádio Amador, em São Francisco.

Ao longo do passeio, o grupo passou por ciclovias e ciclofaixas como a da Estrada Leopoldo Fróes e da Praia de São Francisco. O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que o município já conta com 48 quilômetros de malha cicloviária e vai ganhar mais 60 com a implantação do sistema cicloviário da Região Oceânica, já em andamento.

“É muito interessante termos unido nessa pedalada duas causas tão importantes: a do combate ao câncer de mama e a agenda da mobilidade urbana. Nós passamos por trechos de malha cicloviária que possibilitam e dão segurança aos trajetos feitos com bicicleta. Foi um encontro para fechar esse mês de outubro, que ficou marcado, por exemplo, pelo lançamento do Niterói Mulher, um programa voltado para a prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero”, destacou.

A ciclista Fabrícia Farias, de 42 anos, começou recentemente a pedalar. Atualmente ela vai até a Região Oceânica com um grupo de ciclistas.

“Eu tinha muito medo de andar de bicicleta em Niterói, do trânsito. O que vem dando segurança, me incentivando, é a implantação das ciclovias. Me sinto mais tranquila para pedalar”, contou.

Antes do passeio foi feita uma homenagem a um dos fundadores do Projeto Outubro Rosa Niterói, o fisioterapeuta Paulo Gonçalves, que faleceu em setembro deste ano.

“O Outubro Rosa Niterói acontece há 10 anos, como uma campanha de grande importância para a cidade. O câncer de mama é uma doença que pode ser tratada quando o diagnóstico é precoce. O que fizemos nessa pedalada foi chamar atenção para a importância da prevenção, lembrar às pessoas que façam seus exames”, disse Karla Barcellos, ativista e amiga de Paulo.

O Passeio Ciclístico Outubro Rosa foi realizado pelo Projeto Fika Cultural em parceria com a Niterói Experience, apoio da Prefeitura Municipal de Niterói (através do Niterói de Bicicleta, Nittrans e CODIM) e patrocínio da Café Meridiano.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support