Fazenda lança Plano de Integridade para ser modelo de eficiência na gestão pública em Niterói

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) lançou, nesta sexta-feira (12), durante café da manhã com os servidores, o Plano de Integridade da pasta. Com o tema “A serviço da ética e da transparência”, o Plano tem como objetivo sistematizar as políticas, instrumentos e áreas responsáveis pela integridade na SMF, assim como os principais riscos, medidas, áreas de atenção e os passos que a Secretaria deve seguir para o fortalecimento de uma cultura de transparência e eficiência.  

“A publicação deste Plano é um passo importante para a Secretaria de Fazenda. Pela natureza do nosso trabalho, responsável pela arrecadação de tributos, pela gestão dos recursos financeiros e pela prestação de contas, é imprescindível um olhar atento à integridade e à responsabilidade com a coisa pública. O Plano de Integridade atua nessa seara, contribuindo para a construção de uma cultura de ética e transparência,” falou a Secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz.

O Plano de Integridade tem como base a metodologia proposta no “Manual para Implementação de Programas de Integridade – Orientações para o Setor Público”, da Controladoria-Geral da União (CGU), e as diretrizes da Controladoria Geral do Município (CGM). O Plano lançado nesta sexta foi elaborado a partir de um amplo diagnóstico de riscos, com o envolvimento de todos os setores da Secretaria.

De acordo com o procurador Guilherme Van Hombeeck, superintendente jurídico da SMF, já existe uma cultura de integridade consolidada nos servidores da SMF. 

“A elaboração do Plano de Integridade é importante para institucionalizar essa cultura, transformando nossa Secretaria em um referencial para a administração municipal e para a sociedade de Niterói”, destacou o procurador.

A implementação do Plano de Integridade da SMF será de competência da Superintendência Jurídica, da Diretoria de Controle Interno, da Coordenação de Inteligência Fiscal e da Subsecretaria de Modernização da Gestão Fazendária.

Para o diretor de Controle Interno da SMF, Pedro Reys, o Plano terá como foco de atuação grandes áreas, como a promoção da ética e da transparência, o combate ao nepotismo e o tratamento adequado de denúncias. 

“É um plano arrojado, envolvendo todos os setores da instituição e que será construído de forma transversal, conjuntamente com todos os servidores. A nossa ideia é que ele nunca esteja terminado, estando sempre em transformação de acordo com as nossas necessidades e incorporando o que de melhor é feito em integridade no país,” concluiu o diretor. 

O Plano de Integridade ficará disponível para a sociedade no site da Secretaria de Fazenda no endereço eletrônico https://www.fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/plano-de-integridade/ . As denúncias poderão ser feitas pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União (CGU), o Fala.BR. As denúncias serão encaminhadas para a Comissão de Ética da SMF para o devido processamento e adoção das medidas adequadas ao Código de Ética e ao Plano de Integridade.

Campanha pela integridade

Para colaborar com a implementação da cultura de Integridade na instituição, a assessoria de comunicação da SMF desenvolveu uma campanha interna para sensibilizar os servidores. As peças de comunicação trazem frases provocativas e reforçam a importância da ética e da integridade no combate a pequenas corrupções. Para marcar o lançamento do Plano, adesivos com o tema da campanha foram instalados em lugares estratégicos do Palácio Araribóia, sede da Secretaria.  

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support