Equipe da Prefeitura de Niterói visita obras do Parque Orla Piratininga
Projeto contempla recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga, recuperação lagunar, áreas de lazer e ciclovia.
Uma equipe da Prefeitura de Niterói fez uma visita técnica às obras do Parque Orla de Piratininga (POP), nesta terça-feira (16). O grupo percorreu vários trechos que estão sendo construídos. O projeto da Prefeitura de Niterói contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou a vistoria e destacou que o POP é um projeto inovador e único no país que vai atender as demandas da população em termos de recreação e lazer, além de cumprir a função ecológica de proteção de todos os ecossistemas do entorno, mas principalmente o projeto é uma das medidas para recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu.
“Estamos no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis verificando o avanço das obras. Estamos vendo os tanques de decantação e a construção dos jardins filtrantes que limparão toda água de drenagem que vem da cidade e chega até a Lagoa de Piratininga. As obras estão avançando e as ciclovias sendo implantadas no entorno da lagoa”, disse o prefeito.
O prefeito destacou ainda que, no trecho diante da Ilha do Modesto, a ciclovia já está sendo implantada junto com a calçada. “O local receberá mudas de manguezais que vão compor parte da faixa da orla e vai receber um píer de contemplação para passeio e descanso”, contou ele.
Conforme dito pelo prefeito, o projeto do POP será um passo fundamental para a despoluição da lagoa que terá como um dos diferenciais a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.
As obras do Parque integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e encontram-se em implantação, nas vertentes de infraestrutura verde e paisagismo, urbanização e edificações. Atualmente, estão sendo implantados os jardins filtrantes, que constituem em ações inovadoras na linha de soluções baseadas na natureza, adotadas em países que vêm privilegiando a proteção do meio ambiente. Essas estruturas, além de comporem paisagisticamente o ambiente, tratam as águas dos rios e de escoamento superficial antes de aportarem à Lagoa de Piratininga.
A coordenadora do PRO Sustentável, Dionê Marinho Castro, destacou a ideia de transformar o local em um projeto sustentável também no que diz respeito ao trânsito de pessoas.
“É importante destacar que precisamos implantar a cultura da Estrada Parque. No entorno da lagoa, a pista de carro é estreita. A prioridade para a Estrada Parque é que o trajeto se dê por meio de caminhadas e bicicletas com a chegada da ciclovia ao local e dos espaços contemplativos. A pista de rolamento está sendo construída para atender aos moradores do entorno que tem garagem voltada para a lagoa”, reforçou.
Fernando dos Santos Moraes é líder comunitário da Região do Cafubá e contou que os moradores estão gostando bastante das obras. “Eles acreditam que a região vai melhorar com a chegada da ciclovia e do asfalto. A expectativa é que o local atraia turistas e melhore o comércio e o trabalho”.
O projeto do POP contempla ainda praças com equipamentos de esporte, lazer, mirantes e um centro ecocultural, na antiga área do Iate Clube de Piratininga.