Consciência Negra: Fazenda tem exposição e lança guia de equidade racial

Para celebrar a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) recebeu a exposição itinerante “Mulheres Negras da Nossa História” – uma parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM) – e lançou o Guia de Boas Práticas de Equidade Racial. A exposição apresenta fotos e trajetórias de 10 mulheres negras que marcaram a história pela vanguarda e pelo protagonismo em movimentos de luta pelas causas feministas e antirracistas. Na mostra, estão mulheres como a filósofa e escritora Sueli Carneiro e a autora feminista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A exposição “Mulheres Negras da Nossa História” fica na sede da SMF até o final do ano.
A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, afirmou que é uma alegria receber a exposição.
“Além de ética e transparência, o cidadão de Niterói mostrou que também espera responsabilidade social por parte da Secretaria de Fazenda. Por isso, é fundamental trazer estes valores para o nosso ambiente de trabalho. É nossa obrigação promover a igualdade e práticas antirracistas”, destacou a secretária.

A responsável pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM), Fernanda Sixel, afirmou que o mais importante da exposição é a representatividade.
“Ao celebrar mulheres negras que fizeram história, também celebramos mulheres negras que constroem a sociedade hoje. É preciso que as pessoas conheçam a trajetória destas mulheres”, afirmou Fernanda Sixel.

Coordenadora do eixo de Diversidade da CODIM, Ana Cristina Duarte destacou a simbologia da exposição.
“Esse é um momento especial, porque aqui estão retratados anos de luta das mulheres negras de Niterói. A cidade é, e vai continuar sendo, uma referência de políticas de ações afirmativas”, disse.

O Guia de Boas Práticas de Equidade Racial foi lançado por iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). O objetivo é fazer com que os servidores da SMF reflitam sobre questões raciais e realizem ações antirracistas para fortalecer a equidade no ambiente de trabalho. Nos próximos dias, o guia estará disponível no site da SMF, https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/