Educação de Niterói premia vencedores de concurso de incentivo à leitura

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação, realizou, no último sábado (11), a final do 20° Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia, no Solar do Jambeiro. Alunos e profissionais da rede foram premiados por seus textos e o evento contou com apresentações culturais de artistas da comunidade escolar. O tema “Paulo Freire: É tempo de esperança” foi escolhido para homenagear o patrono da educação brasileira e o seu centenário, comemorado no dia 19 de setembro deste ano.

O Concurso, uma tradição da Rede Municipal e promovido pela Coordenação de Educação e Cultura, foi realizado em três etapas, nas categorias: Educação Infantil, 1°, 2°, 3°e 4° ciclos do Ensino Fundamental, do regular e da EJA, bem como na nova premiação da categoria Profissionais da Educação. No sábado, na terceira e última etapa, os finalistas apresentaram e interpretaram seus poemas para o público e para a banca examinadora, composta por especialistas convidados pela SME, que premiou dois vencedores por categoria.

O subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso, enfatizou a importância de eventos como esse para a comunidade escolar, que está caminhando para o pós-pandemia.

“Os dois últimos anos foram muito desafiadores para a Educação e agora tivemos a oportunidade de vivenciar juntos as alegrias e emoções desse concurso, que é essencial para que os nossos alunos e profissionais reconheçam a própria potência e ampliem as perspectivas de futuro. É gratificante fazer parte dessa experiência com profissionais que estão presentes na Rede Municipal, consolidando, cada vez mais, a Educação de Niterói como referência no país”, disse Thiago Risso.

O 20° Concurso de Incentivo à Leitura foi realizado para dar continuidade à tradição de estimular a formação de leitores e autores, por meio da educação e da cultura. O objetivo da ação é desenvolver a sensibilidade poética dos estudantes e democratizar o acesso à arte, como um todo. Todos os finalistas performaram poemas referentes à obra e à vida de Paulo Freire, que se dedicou a refletir e disseminar a importância de educar a população, assim como a necessidade da alfabetização de adultos.

“É muito importante mostrar que a poesia e o incentivo à leitura é algo que tem valor em nossa cidade! Escolhemos homenagear Paulo Freire, patrono da educação brasileira, porque ele nos motiva a desejar uma sociedade melhor, mais justa e empática. Sua mensagem principal que queremos reforçar é: A educação é um direito!”, afirmou Liliane Balonecker, coordenadora de Educação e Cultura da SME/FME.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support