Niterói assina protocolo de Cidades Irmãs com Braga, em Portugal, para alavancar novos negócios

Com o objetivo de estabelecer parcerias comerciais e trocar informações para impulsionar e fomentar novos negócios em conjunto, a Prefeitura de Niterói assinou, nesta terça-feira (08/02), um protocolo de cooperação com a cidade de Braga, em Portugal. O acordo visa promover e realizar intercâmbios nos campos da ciência e tecnologia, economia e comércio, esporte, agricultura, saúde, educação, cultura e turismo, com desenvolvimento recíproco.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou o Memorando de Entendimento de Cidades Irmãs em uma cerimônia híbrida, que aconteceu de forma virtual por meio de videoconferência. O documento teve dois exemplares autênticos e com igual efeito jurídico assinados em Portugal pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

“Estamos dando um grande passo. Ambas as cidades, a partir deste documento, concordam em realizar intercâmbios, discutir e implementar questões de interesse comum, estreitando as relações diplomáticas. Será uma troca de experiências e de desenvolvimento recíproco. Cada cidade vai colaborar de uma forma. O Gabinete do Prefeito de Braga e o Escritório de Gestão de Projetos de Niterói atuam como coordenadores entre as duas cidades, com o apoio da nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Não tenho dúvida de que será uma troca muito promissora”, afirmou o prefeito Axel Grael.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, falou da importância do passo dado entre as cidades irmãs. “Braga tem um papel muito importante no contexto econômico de Portugal e Niterói se destaca com projetos de visão empreendedora. Acreditamos que as cidades vão empreender juntas em vários sentidos”, destacou o presidente da Câmara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite, observou que o acordo vem em um momento muito especial como forma de ampliar a integração regional com a União Europeia.

“Nada mais justo elaborarmos esse acordo de intenções com parceiros que tenham identidade para ampliarmos nossos horizontes. Comungamos de valores culturais e linguísticos, e de interesses comerciais comuns. Niterói é um exemplo de cidade no Brasil com um grande potencial de investimentos para as áreas naval, tecnológica, da construção civil, da pesca, entre outras. Estamos abertos para levar e trazer para a cidade”, disse Luiz Paulino.A Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ) dará total apoio para novos projetos. O presidente da ACIERJ, Igor Baldez, falou sobre a importância do acordo. “Os portugueses já conheceram a cidade e se encantaram com as belezas naturais e com o potencial turístico de Niterói, entre outras coisas. Será uma troca de experiências e uma parceria que tem tudo para dar um bom retorno à cidade”, observou Baldez.

O cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, João de Deus, destacou que Braga tem características peculiares, assim como Niterói. “As duas cidades poderão se reinventar porque são de pátrias irmãs e com interesses similares em diversas áreas, o que pode ajudar a incrementar a economia dos dois municípios”, relatou o cônsul-geral.

A cerimônia foi acompanhada também por Valéria Braga, secretária do Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, por representantes de associações comerciais e empresariais de Braga, e por empresários portugueses.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support