Niterói inicia aplicação da quarta dose para idosos a partir de 80 anos na segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Niterói vai iniciar, nesta segunda-feira (4), a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 seguindo um calendário por idade. No primeiro dia, segunda (4), serão vacinados idosos a partir de 90 anos, na terça (05) será a vez das pessoas a partir de 85 anos e de quarta (6) a sexta (8) poderão ser vacinados os idosos a partir de 80 anos. Para receber a vacina é necessário um intervalo de quatro meses da terceira dose ou da primeira dose de reforço. Também na segunda-feira começa a vacinação contra a Influenza seguindo o mesmo calendário. Os idosos podem tomar as duas vacinas no mesmo dia. A imunização contra Covid-19 estará disponível em quatro policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até as 16h.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, considera a medida fundamental para esse grupo populacional.

“Niterói possui boa cobertura vacinal e melhora no quadro dos números relacionados a internação, casos e óbitos de Covid-19. Dentre outras medidas, a vacinação contribuiu para alcançarmos esse cenário. Por isso é fundamental que o idoso a partir de 80 anos procure uma unidade de imunização para receber, de acordo com o calendário que montamos, a dose da vacina e reforçar a proteção contra a doença”, afirma o secretário.

Para receber a dose da vacina o idoso precisa apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante da primeira, segunda e terceira dose da vacina. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.

Vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe (Influenza) também terá início nesta segunda (4) e ocorrerá em duas etapas. A imunização estará disponível nas Policlínicas Regionais do Vital Brazil, São Lourenço, Itaipu e Barreto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.

No primeiro momento, com início nesta segunda-feira (04), a vacinação seguirá o mesmo calendário por idade utilizado na vacinação contra a Covid-19, ou seja, no dia 4 serão vacinados idosos a partir de 90 anos, no dia 5 será a vez das pessoas a partir de 85 anos e de 6 a 8 de abril, a partir de 80 anos. Já no período de 11 a 15 de abril, receberão a dose da vacina os trabalhadores de saúde a partir de 60 anos.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para a importância da imunização.

“É importante que as pessoas que fazem parte do público alvo se protejam dos vírus da influenza e reduzam o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções”, destaca Rodrigo.

Doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Locais de vacinação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos – a partir de 80 anos e contra a Influenza:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.