Teatro acessível na Sala Nelson Pereira dos Santos

A Sala Nelson Pereira dos Santos terá, nesta sexta-feira (29), uma sessão acessível de teatro: a peça Histórias do Porchat vai contar com intérprete de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) às 20h. A ação, que tem apoio da Prefeitura de Niterói, tem como objetivo dar a oportunidade para as pessoas com deficiência participarem com amplo entendimento do espetáculo de humor e incluí-los na programação da sala.

O diretor da Sala Nelson Pereira dos Santos, Fernando Brandão, destacou que esses movimentos de acessibilidade já são práticas comuns e permanentes no espaço.

“A acessibilidade só se torna possível pelas parcerias estabelecidas com a Secretaria Municipal de Acessibilidade e a AFAC (Associação de Amparo aos Cegos), entre outras. Essa temporada veio para entrar para a história de Niterói, marcando o retorno aos palcos desse artista incrível, coroando o espetáculo com um dos maiores públicos em um só mês num equipamento cultural da cidade, mais de 12 mil pessoas, e abrindo as portas para todas as pessoas”, disse.

A secretária municipal de Acessibilidade, Jennifer Lynn, destacou a importância desse tipo de ação.

“A população com deficiência já encontra no teatro rampas e uma boa acústica que facilita o entendimento para pessoas com baixa audição. Esperamos ampliar a oferta do intérprete de libras nos espaços culturais da cidade”, disse a secretária.

Capacitação – Na última segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Acessibilidade fez uma capacitação com os funcionários da Sala Nelson Pereira dos Santos a respeito dos protocolos de atendimento às pessoas com deficiência e um Workshop de Libras.