Defesa Civil de Niterói inicia projeto Diagnosticando a Comunidade

A Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói começou mais um projeto para redução de possíveis riscos de desastres no município, o Diagnosticando a Comunidade. A proposta é produzir um mapa das ameaças da localidade, na percepção e conhecimento dos moradores, e a partir disso, produzir material que será distribuído aos gestores para tomada de decisão, tornando assim, as comunidades cada vez mais resilientes.
O projeto está sendo iniciado no bairro de Santa Bárbara, que além de já possuir voluntários capacitados nos NUDECs (Núcleo de Defesa Civil em comunidades), existe também uma parceria entre a Defesa Civil e lideranças comunitárias, com apoio da Administração Regional local.
O secretário de Defesa Civil de Niterói, tenente-coronel Walace Medeiros, ressalta a importância do projeto e da participação dos voluntários capacitados nos NUDECs.
“A partir da produção de mapas, que indicarão a existência de possíveis riscos em suas comunidades, vamos reforçar a cultura de percepção de risco, somada ao incentivo e indicação da necessidade de ações preventivas e de aumento da capacidade de resiliência local, criando assim uma auto proteção comunitária”, disse.